sexta-feira, 3 de maio de 2024
Maiores marcas no Brasil valem R$ 300 bilhões

Maiores marcas no Brasil valem R$ 300 bilhões

O valor das 50 marcas mais valiosas do Brasil em 2022 teve alta de 12%, passando para R$ 308,4 bilhões.

8 de agosto de 2022

A marca que mais valorizou neste ano foi a Movida, apesar da retração no seu segmento

O valor das 50 marcas mais valiosas do Brasil em 2022 teve alta de 12% em relação a 2021, passando de R$ 275,2 bilhões para R$ 308,4 bilhões. As informações são do relatório Brand Finance Brasil 100 2022, que aumentou o número de marcas publicadas de 50 para 100. O Itaú aparece em 1º lugar da lista, com valor de R$ 36,4 bilhões. O banco teve alta de 28,5% no comparativo com 2021. É a única marca brasileira na lista das 500 marcas mais valiosas do mundo da Brand Finance Global 500 2022.

O setor bancário teve 13 marcas no ranking Brand Finance Brazil 100 2022, representando 31% do valor total das marcas. No top 5, aparecem também Banco do Brasil (3º lugar) e Caixa Econômica Federal (5º lugar). O Brand Finance Brasil também destaca que as 10 maiores marcas de 2021 se repetem como as 10 maiores marcas em 2022, mas em posições diferentes. Isso demonstra uma “constância na gestão das mais valiosas marcas do Brasil”.

A marca que mais se valorizou foi a Movida, que teve alta de 227,6% em 2022 em relação a 2021. De acordo com Renato Franklin, CEO da Movida, do ponto de vista operacional e econômico, o ano de 2021 foi marcado por recordes. Enquanto o mercado de locação de automóveis teve uma retração na disponibilidade de ativos, reflexo da crise no setor automotivo, a empresa expandiu sua frota em mais de 50%.

O setor varejista domina o ranking Brand Finance Brazil 2022, com 15 marcas representando 12% do valor total das marcas. A Magazine Luiza lidera o ranking dos varejistas, com valor de marca de R$ 6,83 bilhões. Assaí vem em 2º lugar, com valor de R$ 5,82 bilhões. Em 3º lugar está a Americanas, com R$ 5,61 bilhões e em seguida as Casas Bahia, com R$ 5,60 bilhões. Fechando o top 5, Atacadão, com R$ 5 bilhões de valor de marca.

As 10 marcas brasileiras mais valiosas

  1. Itaú: R$ 36,4 bi, alta de 28,5%
  2. Bradesco: R$ 21,1 bi, queda de 3,6%
  3. Banco do Brasil: R$ 20,2 bi, recuo de 10,6%
  4. Petrobras: R$ 19,9 bi, avanço de 18,4%
  5. Caixa: R$ 15 bi, baixa de 32,1%
  6. Vale: R$ 14,1 bi, ganho de 13,1%
  7. Natura: R$ 13,4 bi, alta de 15,1%
  8. Skol: R$ 12,9 bi, baixa de 0,1%
  9. Brahma (Ambev): R$ 9,2 bi, avanço de 19,7%
  10. Telefônica Vivo: R$ 8,4 bi, queda de 0,8%

Leia também: Confira as 10 marcas mais consumidas do mundo

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.