segunda-feira, 29 de abril de 2024
Sem crise: serviços e turismo crescem em Goiás

Sem crise: serviços e turismo crescem em Goiás

Setor de serviços acumula alta de 8,4% e o de turismo de 29,9% no primeiro semestre deste ano em Goiás.

11 de agosto de 2022

Turismo em Goiás teve crescimento de quase 30% apenas neste ano

Se a indústria e o comércio varejista não vão tão bem neste ano em Goiás, dois setores econômicos não têm do que reclamar: prestadores de serviços e turismo. Segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11/8) pelo IBGE, o volume de serviços registrou alta em todos os períodos pesquisados no Estado. E o turismo goiano acumula crescimento de 29,9% no primeiro semestre de 2022 e acumulado de 34,5% nos últimos 12 meses.

Conforme a pesquisa, o setor de serviços voltou a subir em junho (0,9%), após cair em maio (-0,3%). Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, a variação é ainda maior, 7,2%. Com isso, o setor apresenta alta de 8,4% no primeiro semestre do ano, em relação ao mesmo período do ano anterior, e no acumulado dos últimos 12 meses uma alta de 9,9%.

A atividade de transportes subiu 20,2% no mês, na comparação com junho de 2021. Assim, este segmento acumula crescimento de 22,7% no primeiro semestre do ano, o maior aumento acumulado da série histórica iniciada em 2011.

Foi beneficiado inicialmente pelo aumento do transporte de cargas, muito disso devido ao aumento observado nas vendas online durante a pandemia, gerando impacto na cadeia logística. Posteriormente, a recuperação do transporte de passageiros ajudou a impulsionar as empresas de transporte em Goiás.

Outro segmento de relevante peso foi o de serviços prestados às famílias, que subiu 19,7% em junho, acumulando 30% no primeiro semestre de 2022, também o maior acumulado da série histórica goiana, conforme o IBGE.

No Brasil, conforme o IBGE, o volume do setor de serviços cresceu 0,7% em junho, comparado com maio, e registra alta de 8,8% no acumulado do ano.

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.