Em Goiás,124 mil consultores que fazem esse tipo de comércio, o que corresponde a 3,1% do total no País.
A venda direta, porta a porta – nos tempos atuais, cada vez mais por meio das redes sociais – tornou-se uma opção para empreender e complementar a renda familiar. Em Goiás, são 124 mil consultores que fazem esse tipo de comércio, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta (ABEVD). Isto corresponde a 3,1% do total no País, que chega a 4 milhões, que movimentam R$ 50 bilhões por ano.
O setor é formado por trabalhadores que escolhem revender produtos e serviços e é uma oportunidade de trabalho com baixo investimento inicial. As mulheres são maioria: representam 57,8% dos revendedores, com prevalência para jovens de 18 a 29 anos. A média do valor mensal das vendas é de R$ 1.639,00. As vendas por internet, WhatsApp e mídias sociais respondiam por 53,5% no início da pandemia. De acordo com a ABEVD, esse percentual cresceu em decorrência da pandemia, mas ainda não foi realizada pesquisa para mensurar.
Para a revendedora Thaynara Nascimento Pereira, de 31 anos, a venda de produtos Tuperware é sua renda principal. Moradora de Nova Veneza, faz venda direta há quatro anos e há dois se tornou líder e tem seu grupo de vendedoras, as quais ela orienta e dá dicas sobre vendas. Ela consegue faturar R$ 3 mil com os produtos mensalmente.
“Trabalho dentro de casa, faço meus horários, consigo me organizar e cuidar ainda do marido e filhos”, conta Thaynara ao EMPREENDER EM GOIÁS, que tem consultoras em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Inhumas, Nerópolis e Anápolis.
Para a representante comercial Iriannys del Carmen Trochez Carneiro, a venda de produtos de beleza das marcas Avon e Natura representa um complemento de sua renda. Ela é assalariada e atua como representante, promotora e auxiliar de produção de uma empresa de produtos de caju. “A maioria dos meus clientes ganha um salário mínimo, então fico dependendo da data que eles recebem pra me passar o dinheiro”, conta.
Os cosméticos são os líderes da venda direta (52%), seguidos de roupas e acessórios (22%) e alimentos e bebidas (4%). Das vendas, 26,9% são concretizadas na própria residência ou local de trabalho dos consultores e 18,3% na residência ou no trabalho do cliente. A renda direta pesa 31,3% na renda familiar dos empreendedores independentes.