sábado, 27 de abril de 2024
Goiás: 3º maior produtor de grãos do País

Goiás: 3º maior produtor de grãos do País

A produção goiana de grãos deve atingir 28,8 milhões de toneladas na safra 2021/2022, aumento de 11,6% sobre a safra anterior.

8 de setembro de 2022

Produção goiana de grãos deve ultrapassar a do Rio Grande do Sul

A produção goiana de grãos deve atingir 28,8 milhões de toneladas na safra 2021/2022. Assim, será um aumento de 11,6% na comparação com safra 2020/2021. Se confirmada a estimativa divulgada nesta quinta-feira (8/9) pela Conab, o Estado sobe uma posição no ranking e torna-se o terceiro maior produtor de grãos do País. Portanto, ultrapassará o Rio Grande do Sul, impactado por fatores climáticos, e ficará atrás apenas de Mato Grosso e Paraná.

O 12ª Levantamento da Safra de Grãos, último do ciclo atual, projeta também aumento da área plantada/cultivada no Estado. Passa de 6,7 milhões de hectares para 6,9 milhões de hectares (aumento de 2,3%). E da produtividade, que passa de 3,8 toneladas para 4,1 toneladas por hectare (+ 9%).

De acordo com a estimativa da Conab, soja e milho são os itens que mais contribuem para o bom desempenho goiano. No caso da soja, o Estado deve fechar a safra com elevação de 10,2% na produção. Enquanto a perspectiva para a produção nacional é de queda de 9,9%.

Portanto, o volume projetado de 17,3 milhões de toneladas vai colocar Goiás como segundo maior produtor nacional de soja do País. A projeção para o milho também é positiva: crescimento de 15,6% no volume produzido.

“O último levantamento da Conab para a Safra 2021/2022 confirma o bom momento da produção agrícola no Estado. Além da soja e do milho, o boletim traz expectativa de alta na produção de algodão (3,9%), trigo (4,4%), girassol (9%) e sorgo (21,3%)”, diz o superintendente de Produção Rural Sustentável da Seapa, Ricardo Carneiro.

Laranja, uva e cana

Também divulgado nesta quinta-feira (8/9), o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (LSPA/IBGE) amplia a expectativa de resultados positivos para as produções de laranja e uva. As novas projeções apontam para crescimentos de 3,8% e 30,0%, respectivamente. Se confirmada, a produção goiana de laranja deve chegar a 161,4 mil toneladas, e a de uva, a 1,9 mil toneladas.

Outro destaque positivo é a batata inglesa. A produção goiana, limitada à terceira safra, tem projeção de alta de 22,6%, atingindo 217,7 mil toneladas. “Importante ressaltar ainda a perspectiva de alta de 3,5% para a produção de cana-de-açúcar, um dos principais itens da pauta agropecuária do Estado”, afirma Ricardo Carneiro. Segundo o IBGE, o volume deve sair de 72,6 milhões de toneladas para 75,1 milhões de toneladas.

Saiba mais: Agricultura goiana vai bem, já a pecuária nem tanto

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.