sexta-feira, 3 de maio de 2024
Goiânia tem 3º mês de inflação negativa

Goiânia tem 3º mês de inflação negativa

A variação acumulada no ano do IPCA-15 na capital goiana atinge 2,85% e em 12 meses, 6,54%.

27 de setembro de 2022

Preços dos alimentos continuam a registrar queda de forma gradual em Goiânia

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial do País, teve queda de 0,76% em setembro em Goiânia. É a terceira taxa mensal negativa seguida, aponta o levantamento divulgado nesta terça-feira (27/9) pelo IBGE. Assim, a variação acumulada no ano na capital goiana atinge 2,85% e em 12 meses, 6,54%.

Mais uma vez, a variação negativa do indicador foi puxada pela redução do ICMS. Que provocou queda de 10,1% nos preços dos combustíveis, sobretudo da gasolina, cujos preços caíram 10,1% e do etanol, 12,1%. Além disto, o óleo diesel teve redução de 5,8%, após sete altas consecutivas. Também registraram variações negativas passagem aérea (-3,7%), automóvel usado (-1,7%) e no seguro voluntário de veículo (-1,2%).

Alguns itens e subitens do grupo de Alimentação e bebidas também contribuíram para a queda na prévia da inflação em Goiânia. Os preços das carnes recuaram 0,8%, após três meses consecutivos de alta. Já o leite e derivados apresentaram recuo de 4% no mês, primeira queda do ano. O leite longa vida foi o responsável pela baixa, uma vez que recuou 8,9% no mês.

Comunicação

Completando os itens e subitens que pressionaram a queda do IPCA-15 em setembro na capital goiana vem telefonia móvel, com recuo de 1,4%, o segundo consecutivo. Contribuíram as reduções no acesso à internet (-12,8%), plano de telefonia fixa (-8,8%) e combo de telefonia, internet e TV por assinatura (-1,8%).

O recuo na prévia da inflação no mês não foi maior devido às altas em alguns subitens com grande peso na cesta do consumidor goianiense: energia elétrica (0,6%), aluguel residencial (0,9%), automóvel novo (1%), emplacamento e licença (2,2%) e refeição (0,5%).

Saiba mais: Goiânia tem a 2ª menor inflação do País em 2022

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.