quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024
Fieg pede credenciamento do Instituto Senai

Fieg pede credenciamento do Instituto Senai

O pedido é para o credenciamento do Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas como integrante da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários.

28 de setembro de 2022

Ministro Marcos Montes Correia (com documento), com Rolando Vargas, Sandro Mabel e Karolline Fernandes

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, solicitou celeridade no credenciamento do Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Bebidas como integrante da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários habilitados perante o Mapa. O pedido foi feito ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes Cordeiro.

Durante encontro em Brasília, Sandro Mabel apresentou ao ministro a estrutura do IST, composta de laboratórios de microbiologia e físico-química e sistema de gestão da qualidade conforme a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025. Que já integra, desde 2019, a Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios (RBLE). Estava acompanhado do gerente de Tecnologia e Inovação do Senai Goiás, Rolando Vargas, e da gerente do Instituto Senai de Tecnologia de Alimentos e Bebidas, Karolline Fernandes.

Além disso, Mabel acrescentou que o IST A&B possui implementado o escopo mínimo completo de ensaios para produtos de origem animal (carnes e produtos cárneos, leite e produtos lácteos, mel e produtos apícolas, ovos e derivados, pescados e derivados). De acordo com a exigência do Mapa, realizados de acordo com referências normalizadas (ISO, NMKL, AOAC e Standard Methods).

Os ensaios ainda estão em conformidade com a nova edição dos Métodos Oficiais para Análise de Produtos de Origem Animal (5ª edição, julho/2022), com acreditação junto à CGCRE/Inmetro, em 02/09/2022.

Ao reforçar que a estrutura existente torna o Instituto Senai apto para integrar a rede do Mapa, Sandro Mabel salientou que, atualmente, o Estado de Goiás não dispõe desse tipo de serviço em sua integralidade. Com esse credenciamento, segundo ele, o IST A&B poderá apoiar a cadeia de produtos de origem animal de Goiás, suprindo assim uma grande demanda.

Leia também: Fieg passa a oferecer informações estratégicas

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.