domingo, 28 de abril de 2024
Goiânia cai no ranking das cidades mais inteligentes

Goiânia cai no ranking das cidades mais inteligentes

Goiânia é a 25ª cidade mais inteligente e conectada do Brasil. Mas perdeu sete posições em relação a 2021, quando obteve a 18ª colocação.

4 de outubro de 2022

Goiânia é a 25ª cidade mais inteligente e conectada do Brasil

Goiânia é a 25ª cidade mais inteligente e conectada do Brasil. Entretanto, perdeu sete posições em relação a 2021, quando obteve a 18ª colocação. É o que revela o Ranking Connected Smart Cities 2022, divulgado nesta terça-feira (4/10). Elaborado pela consultoria Urban Systems, em parceria com a Necta, traz Anápolis na 55ª posição (a mesma de 2021) e Aparecida de Goiânia no 95ª lugar, substituindo Itumbiara, que estava na 92ª colocação em 2021.

O Ranking Connected Smart Cities 2022, que traz as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do País, mapeou todos os 680 municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2022 do estudo conta com 75 indicadores, que atestam serviços inteligentes nas cidades.

O ranking é composto por indicadores de 11 principais setores. Goiânia teve a seguinte colocação: mobilidade (15º), urbanismo (57º), tecnologia e inovação (25º), meio ambiente (93º), educação (55º), saúde (28º), empreendedorismo (83º) e economia (97º). Contudo, não pontuou em segurança e governança. Não houve pontuação na análise do setor energia.

Nacional

A edição 2022 do Ranking Connected Smart Cities trouxe a cidade de Curitiba (PR) na 1ª colocação entre as cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. É seguida por Florianópolis (SC), mantendo a segunda posição; São Paulo (SP), São Caetano do Sul (SP) e Campinas (SP), fechando o top 5. Todas são da Região Sudeste.

Brasília conquistou a melhor colocação entre as cidades do Centro-Oeste, mas caiu duas posições em relação à edição anterior, ficando na 6ª posição geral. Campo Grande (MS) foi a segunda da região e Goiânia, a terceira. Já Salvador (BA) foi a mais bem posicionada no Nordeste, atingindo a 9ª colocação no ranking geral, e Palmas (TO) a melhor colocada no Norte do País, caindo quatro posições e ocupando a 39ª colocação geral.

Saiba mais: Goiânia perde posições no ranking de competitividade

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.