domingo, 28 de abril de 2024
Cooperativas goianas que se diversificam são mais inovadoras

Cooperativas goianas que se diversificam são mais inovadoras

Pesquisa da UFG e OCB/GO constata que as cooperativas que diversificaram suas cadeias produtivas tendem a ser mais inovadoras

10 de outubro de 2022

Pesquisa da UFG e OCB/GO constata que as cooperativas que diversificaram suas cadeias produtivas tendem a ser mais inovadoras

Um acordo de cooperação entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e o Sistema OCB/GO foi estabelecido em 2020 para pesquisar e melhor entender o controle gerencial, a estrutura de governança e o grau de inovação das cooperativas. Os estudos são realizados no âmbito do Laboratório de Contabilidade, Inovação e Sociedade da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da UFG e liderados pelo professor Juliano Lima Soares.

Ele diz que, ao pesquisar o ramo agro do cooperativismo, constatou-se que as cooperativas que diversificaram suas cadeias produtivas tendem a ser mais inovadoras. Ou seja, além da produção de grãos, também investem em outras atividades da mesma cadeia produtiva, a exemplo da armazenagem e da industrialização de matérias-primas.

“Foi uma descoberta interessante, pois as evidências que levantamos mostram que cooperativas agrícolas que se verticalizaram conseguem manter um equilíbrio entre as inovações de cunho radical – relacionadas a novos processos, rotinas ou à inserção em novos mercados –, e as de caráter incremental, que investem na melhoria contínua das suas atividades. É o que chamamos de organizações ambidestras”, explica

Conhecimento

Carlos Eduardo Matos, coordenador de Mercado do Sistema OCB/GO, desenvolveu uma das pesquisas. Analisou a relação entre a transferência de tecnologia e a capacidade de inovação das cooperativas, a partir da investigação dos impactos das ações desenvolvidas pelo SESCOOP/GO, braço educacional do Sistema OCB/GO.

“Percorrendo os ramos do cooperativismo desde o agro, passando pelo ramo saúde, até os ramos consumo, transporte e trabalho, percebemos que há uma evolução do grau de inovação das cooperativas à medida que aumenta o número das ações de transferência de conhecimento. Quanto mais a empresa cooperativa faz uso de treinamentos, capacitações e MBAs oferecidos pelo SESCOOP/GO, mais ela tende a ser inovadora, tanto no que se refere à inovação radical, quanto à incremental”, ressalta.

Ações promovidas nos últimos anos, a exemplo de programas como os Meetups, a maratona de inovação GO!Coop, o Hackathon, o Hackaboom, e o próprio espaço Inovacoop Goiás, um Hub de inovação, estão despertando a atenção dos colaboradores das cooperativas para a formação de comitês de inovação.

Tecnologias

As cooperativas que usam os recursos disponibilizados reconhecem, compreendem e adquirem essa tecnologia. Mas é necessário investigar se a aplicação do conhecimento é suficiente e se de fato ele é aproveitado.

Muitas vezes, segundo Carlos Matos, falta apoio da alta gestão da cooperativa, assim como falta a gestão desse conhecimento, para que ele possa ser bem disseminado entre colaboradores, cooperados e gestores.
“Mas existem fatores que favorecem esse aproveitamento. Percebemos que as cooperativas mais inovadoras são aquelas que criaram comitês de inovação. E que também fazem ações de difusão de tecnologia, com a promoção de cursos e dias de campo, o que tende a melhorar esse grau de inovação”, explica.

Jubrair Gomes Caiado, superintendente do Sistema OCB/GO, diz que o convênio com a UFG possibilita conhecer melhor o grau de inovação nas cooperativas goianas. “Assim podemos acompanhar como esse movimento está ocorrendo, o impacto das ações de capacitação do SESCOOP/GO, e obter informações valiosas sobre a evolução do cooperativismo e da qualidade da gestão e da governança, em todos os seus aspectos”, afirma.

Saiba mais: OCB/GO e Sebrae devem beneficiar 200 cooperativas

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.