terça-feira, 30 de abril de 2024
BC encerra ciclo de altas dos juros

BC encerra ciclo de altas dos juros

Copom manteve a taxa Selic em seu atual patamar de 13,75% ao ano pela segunda vez seguida.

27 de outubro de 2022

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu por unanimidade, nesta quarta-feira (26/10), manter a taxa Selic em seu atual patamar de 13,75% ao ano, pela segunda vez seguida. A decisão corresponde ao consenso do mercado e reforça a tese de que o Banco Central encerrou o ciclo de alta na taxa básica de juros. Este é o maior patamar da Selic desde janeiro de 2017. O BC avalia que a atual conjuntura ainda é incerta, volátil, e “requer serenidade na avaliação dos riscos”.

O Banco Central sinalizou na última ata divulgada em setembro que optaria pela manutenção da taxa básica de juros, mas que estaria vigilante em relação à inflação. A manutenção se deu após 12 altas consecutivas desde março do ano passado, quando estava no menor patamar histórico de 2%.

Sobre o ambiente externo, o Copom destacou revisões negativas para o crescimento global e aumento da volatilidade nos ativos financeiros. Também falou sobre o ambiente inflacionário pressionado, com as políticas monetárias dos países desenvolvidos indo na direção de taxas de juros restritivos e apertando as condições financeiras.

Conforme o economista-chefe da Messem Investimentos, Gustavo Bertotti, o BC mostrou cautela e vigilância, apesar dos recentes números positivos sobre a inflação. Segundo ele, a ata do Copom ainda deve mostrar cautela, mas há perspectivas de quedas da Selic para 2023. Também ressaltou que Copom ainda leva em conta o cenário externo, com um aperto monetário nos EUA e da Europa, em razão da alta inflação, a continuidade do conflito Rússia/Ucrânia, além do risco de a China manter e adotar novos lockdowns, por conta da política da “Covid 0” e o conflito com Taiwan.

Leia também: GoiásFomento reduz suas taxas de juros em até 10%

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.