quarta-feira, 1 de maio de 2024
Empreender por necessidade cresce entre os mais velhos

Empreender por necessidade cresce entre os mais velhos

Iniciar um negócio devido à “escassez de empregos” é a principal motivação para 80% dos empresários com mais de 55 anos no Brasil.

14 de novembro de 2022

A maioria dos empreendedores seniores abriu um negócio devido à necessidade

O empreendedorismo por necessidade avançou na faixa etária de 55 a 64 anos no Brasil. De 2018 a 2021, houve praticamente uma inversão no quadro de oportunidade X necessidade entre os empreendedores seniores. Segundo o levantamento do Sebrae, a partir de dados da pesquisa internacional Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

De acordo com o estudo, no ano passado a maioria dos empreendedores seniores (60%) abriu um negócio devido à necessidade. Contudo, em 2018, a situação era a oposta: o empreendedorismo por oportunidade galgava espaço na camada mais velha dos entrevistados. Houve um aumento de 15,3% em comparação a 2017, chegando a 62,1%.

No ano passado, à medida que a idade dos empreendedores brasileiros avançava, a motivação por necessidade crescia. Aproximadamente 44% dos jovens empreendedores iniciais (18 a 34 anos) começaram uma iniciativa empreendedora motivados pela necessidade de encontrar alternativas de trabalho e renda. Esse dado subiu para 52%, formado pelos empreendedores da faixa etária intermediária, de 35 a 54 anos.

Falta de emprego

Nesse contexto, iniciar um negócio devido à “escassez de empregos” foi a motivação mais presente para 80% dos entrevistados seniores em 2021. Contra 77% dos empreendedores da faixa etária intermediária e 75,8% dos jovens.

Na visão do presidente do Sebrae, Carlos Melles, a inversão na motivação de oportunidade por necessidade é um reflexo claro da realidade econômica. “Infelizmente, muitos aposentados se viram obrigados a voltar ao mercado de trabalho para sustentar suas famílias e, ao não conseguirem emprego, encontraram a solução no empreendedorismo, muitas vezes, informal”, pontua.

A GEM de 2021 traça outras características do perfil de empreendedor sênior. As atividades de maior representatividade, por exemplo, estavam relacionadas à alimentação – como catering, bufê e comida preparada –, restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação e bebidas, que alcançaram 21,2%. Em termos comparativos, esse setor compreende apenas 8,4% dos empreendedores jovens.

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Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

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