Objetivo é ajudar os pequenos negócios a terem acesso às medidas do novo programa de crédito do governo federal, o Acredita.
O Sebrae lançou a plataforma Crédito Consciente. Para ajudar os pequenos negócios a terem acesso às medidas do novo programa de crédito do governo federal, o Acredita.
Promete ajudar um pequeno negócio a ampliar sua decisão e segurança na obtenção de financiamento. E, em seguida, conduzir esses empresários para as instituições financeiras.
Por enquanto, a plataforma auxiliará na tomada de crédito no âmbito do Fundo de Aval para a Micro e Pequena Empresa (Fampe). Que funciona como garantia complementar para empreendedores que buscam recursos.
O fundo passou por uma expansão e chegou a R$ 2 bilhões, com a possibilidade de gerar R$ 30 bilhões em empréstimos a um milhão de empreendedores. O Sebrae pode avalizar até 80% de garantia do valor total do empréstimo contraído.
A nova ferramenta pode ser acessada gratuitamente pelo portal Crédito Consciente. Ele oferece uma calculadora para que o empreendedor preencha informações do negócio, como volume de venda e custos com fornecedores.
A ideia é entender se o crédito é realmente necessário ou é possível fazer mudanças na gestão sem recorrer a empréstimos. O empresário também tem acesso a informações como modalidades de financiamento e taxas para decidir qual linha se adequa melhor ao seu negócio.
Futuramente, a plataforma também poderá ser usada para acesso ao Procred 360, programa do governo federal de linhas de crédito com taxas de juros reduzidas e condições especiais para pequenos negócios.