domingo, 28 de abril de 2024
Celgpar busca sócio no setor privado

Celgpar busca sócio no setor privado

Estatal goiana tem interesse de participar do leilão da Aneel no próximo dia 16, mas busca um sócio privado para o investimento.

23 de novembro de 2022

Navarrete: Celgpar tem expertise em redes de transmissão que precisa ser aproveitada

A Companhia Celg de Participações (Celgpar) busca parcerias empresariais, por meio de chamamento público, para investir no setor de energia elétrica. Em primeiro lugar, tem interesse de participar do leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) previsto para o próximo dia 16, na sede da B3 em São Paulo.

A estatal goiana era a holding até outubro do ano passado da Celg Transmissão, vendida por R$ 1,977 bilhão para a empresa EDP-Brasil. Por questões estratégicas, a CelgpPar não revela quais dos 6 lotes da Aneel tem interesse. Mas, neste momento, procura parceria para construção, operação e manutenção de instalações de transmissão da rede básica do Sistema Interligado Nacional (SIN).

“A Celgpar hoje opera pequenas usinas de geração de energia e é acionista de transmissoras de energia dentro e fora de Goiás. Por exemplo, como Firminópolis Transmissão (GO) e Pantanal Transmissão (MS), dentre outras. Neste momento, investe na construção de três usinas de energia fotovoltaica”, afirma o presidente da empresa Fernando Navarrete.

“Porém, temos uma expertise em redes de transmissão que precisa ser aproveitada e que pode deixar a companhia cada vez mais sólida e rentável para o seu acionista majoritário, o governo de Goiás”, frisa.

Fortalecer

“Queremos aproveitar todo o know-how, a estrutura de operação e a capacitação do potencial humano de trabalho existente na companhia. No entanto, estamos convencidos que estabelecendo parcerias com outras empresas, podemos chegar mais fortalecidos para a disputa pública deste leilão”, afirma o diretor técnico e comercial da empresa, Otaviano Neto.

Poderão participar do chamamento público da Celgpar empresas privadas ou estatais interessadas em constituir parcerias ou fornecer bens e prestar serviços para a implantação de empreendimentos de energia elétrica do edital de leilão da Aneel. A data limite para envio de propostas é até o próximo dia 30.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.