sábado, 27 de abril de 2024
Chocolate Lugano abre franquia em Goiânia

Chocolate Lugano abre franquia em Goiânia

A rede Chocolate Lugano inaugurou a sua primeira franquia em Goiânia, com a agressiva expansão do grupo gaúcho no País.

23 de novembro de 2022

Unidade em Goiânia faz parte da expansão física da empresa gaúcha

A rede Chocolate Lugano inaugurou a sua primeira franquia em Goiânia. Está localizada na Avenida T-13, Setor Bueno, próximo do Parque Vaca Brava. Faz parte da agressiva estratégica de expansão da rede física do grupo gaúcho pelo País, com a meta de alcançar até 300 unidades. Atualmente, além das oito lojas próprias, a rede conta com 64 franqueados e mais de 200 contratos de franquia já assinados. O investimento para abrir uma franquia da marca custa cerca de R$ 500 mil. No mínimo.

“Vamos sair de 60 para 300 lojas em dois anos. Estamos produzindo 60 toneladas por mês e aumentando o volume de produção sem perder a nossa essência, que é o chocolate de alta qualidade feito à mão. É o nosso diferencial”, diz o diretor de marketing Jonas Esteves. A Lugano deve encerrar este ano com faturamento de R$ 80 milhões. As franquias somam cafeteria e chocolateria e têm faturamento médio mensal previsto de R$ 100 mil a R$ 300 mil.

A empresa Lugano é familiar e seu processo de expansão teve início quando a terceira geração assumiu o comando do negócio, a partir de 2018. O CEO Augusto afirma que o projeto foi acelerado pela pandemia da Covid-19. Ao buscar oportunidades na crise que fechou todas as lojas por vários meses e levou à redução de 60% do quadro de funcionários, a empresa resolveu abrir novos mercados.

“A ideia é não depender apenas da matriz econômica da região de Gramado, que representava 70 a 80 por cento do nosso faturamento”, disse.

Meio século

A empresa, que já tem quase meio século (é de 1976), começou com uma pequena fábrica de chocolates em Gramado. E ficou famosa por suas famosas plaquinhas de chocolate com a inscrição “Lembrança de Gramado”. Hoje está entre as maiores produtoras de chocolate artesanal no Brasil. Para dar conta do aumento da demanda com a expansão da rede física, a empresa gaúcha investe na ampliação da capacidade de produção da sua fábrica em Gramado.

Entretanto, a empresa também investiu na diversificação. A operação de bebidas inclui vinhos e cervejas com a marca Lugano e já representa 20% do faturamento mensal. As cervejas são produzidas em parceria com a Rasen Bier, empresa do grupo, e os vinhos são feitos em parceria com a vinícola gaúcha Lídio Carraro.

Leia também: Franquias crescem em Goiás e somam 5,5 mil lojas

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.