quarta-feira, 1 de maio de 2024
Jupiter goiano ganha prêmio de design

Jupiter goiano ganha prêmio de design

Produto agrícola foi eleito Destaque do Júri no 35º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (MCB)

9 de dezembro de 2022

Produto goiano ficará exposto no MCB, referência nacional e internacional nas áreas de arquitetura e design

A empresa goiana J Assy, de tecnologia aplicada ao agronegócio, com sede em Caldas Novas, foi eleita Destaque do Júri no 35º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (MCB). A empresa concorreu com o produto Jupiter, um dosador de adubos de plantadeira. Com a premiação, o artefato ficará exposto no MCB, referência nacional e internacional nas áreas de arquitetura e design. Pertence à Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e é administrado pela Fundação Padre Anchieta.

“Uma peça de plantadeira ganhou um prêmio de design e será exposta como uma obra de arte, o que ela definitivamente é”, diz ao EMPREENDER EM GOIÁS o CEO da J. Assy, o engenheiro agrônomo José Roberto Assy. O empresário afirma que a missão da empresa é “fazer os melhores produtos do mercado, que sejam considerados verdadeiras obras de arte pelos agricultores”.

“Ouso dizer que a J Assy está puxando o design do agro para outro patamar. Mas não queremos ser apenas os melhores do agro, e sim ser referencia de design do mundo”, afirma. Quem acompanha a trajetória da empresa, que está se expandindo para a América do Norte, Europa, Ásia e Oceania, com investimento previsto de R$ 500 milhões até 2027, sabe que não são meras frases de efeito.

O CEO da J Assy pondera que o Jupiter é “um produto muito diferenciado”. “Até por isso investimos muito em design, principalmente de outros tipos de indústria, para trazer uma proposta arrojada para o agro”, frisa. Para tanto, primeiro a J Assy criou o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Design em São Paulo e, recentemente, inaugurou seu segundo centro em Curitiba (PR), que reúnem 130 pesquisadores. A empresa tem 24 anos no mercado.

Sucesso de vendas

Ganhador de outros prêmios de design, o Jupiter foi lançado no ano passado. Como de praxe, foi colocada no mercado uma edição limitada, com 300 unidades, até para fazer eventuais ajustes. Neste ano, foram comercializadas 4 mil unidades e para 2023, a empresa trabalha com a meta de vender 10 mil unidades. “O produto é um sucesso de vendas, por seu design, mas também pela performance Em pouco tempo ele será o mais popular do Brasil e do mundo”, assegura Assy.

O CEO explica que, como a aplicação é volumétrica, o equipamento permite aplicar a mesma quantidade de adubo mesmo em plantadeiras com 15 linhas de plantio. Mais: ele mantém a mesma dosagem – trata-se de tecnologia de precisão – em terrenos com desníveis de solo, subidas, descidas, ao contrário dos tradicionais.

A primeira versão, lançada neste ano, funciona com uso de tração mecânica, mas em 2023 será lançada nova tecnologia que permite tração por motor elétrico. “Assim, haverá a comunicação direta do computador de bordo com o trator”, explica. O CEO da J Assy resume como vislumbra o plantio do agro em dois anos: “Com motor elétrico, dosador e sensor, será muito fácil plantar. Bastará programar no computador de bordo”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

One thought on “Jupiter goiano ganha prêmio de design”

  1. Joel Martins de Souza disse:

    Espetacular, na tecnologia do agro, a J.Assy acredito ser uma das empresas que logo será uma das primeiras mundialmente em apoio ao agricultor. Opinião de quem respeita aqueles que desenvolvem projetos com qualidade, parabéns pelo trabalho.
    Atte.

    Joel M.S.