segunda-feira, 6 de maio de 2024
Classe média goiana gasta mais com roupas e transporte

Classe média goiana gasta mais com roupas e transporte

Lojas de roupas, transportes, telecomunicação, prestadores de serviços e restaurante impulsionaram o consumo das classes C e D em Goiás em outubro.

14 de dezembro de 2022

Pesquisa mostra que gastos de outubro anteciparam o consumo de fim de ano

Os setores de lojas de roupas (22%), transportes (12%), telecomunicação (11%), prestadores de serviços (9%) e restaurante (7%) impulsionaram o consumo das classes C e D em Goiás em outubro, ante setembro último. Segundo a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital (confira aqui na íntegra), fintech focada em empoderamento econômico. O levantamento é realizado mensalmente e busca traçar o perfil do consumidor das classes C e D do Brasil.

Em Goiás, houve redução de consumo nos setores de hotéis e motéis (-29%), companhias aéreas (-16%) e rede online (-8%).

No Brasil, aponta o levantamento, os setores que se destacaram com as altas mais significativas foram: diversão e entretenimento (9%), supermercados (8%) e lojas de artigos diversos (7%). Já os setores que mais tiveram quedas no consumo foram de rede online (-11%) e companhias aéreas (-6%).

Alimentação

O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento do brasileiro continua sendo com supermercado (40,2%), seguido de restaurante (12,6%) e lojas de artigos diversos (9,8%). Outro dado da pesquisa mostrou que 88% dos gastos totais em outubro foram feitos presencialmente, mantendo o indicador de setembro.

De acordo com Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, os números mostram que, como esperado, o último trimestre do ano deve ser de aquecimento no comércio de varejo. “Devemos continuar observando esse ritmo em novembro, com Black Friday e Copa do Mundo. E em dezembro por conta das festas de final de ano. Esses meses são tradicionalmente de consumo maior, até mesmo pelo suporte do 13° salário. Outubro antecipou um pouco esse movimento, mas vemos claramente uma tendência de crescimento de consumo que deve permanecer nos próximos meses”, afirma.

Saiba mais: Saiba as prioridades dos jovens de classe média

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.