Lojas de roupas, transportes, telecomunicação, prestadores de serviços e restaurante impulsionaram o consumo das classes C e D em Goiás em outubro.
Os setores de lojas de roupas (22%), transportes (12%), telecomunicação (11%), prestadores de serviços (9%) e restaurante (7%) impulsionaram o consumo das classes C e D em Goiás em outubro, ante setembro último. Segundo a Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital (confira aqui na íntegra), fintech focada em empoderamento econômico. O levantamento é realizado mensalmente e busca traçar o perfil do consumidor das classes C e D do Brasil.
Em Goiás, houve redução de consumo nos setores de hotéis e motéis (-29%), companhias aéreas (-16%) e rede online (-8%).
No Brasil, aponta o levantamento, os setores que se destacaram com as altas mais significativas foram: diversão e entretenimento (9%), supermercados (8%) e lojas de artigos diversos (7%). Já os setores que mais tiveram quedas no consumo foram de rede online (-11%) e companhias aéreas (-6%).
O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento do brasileiro continua sendo com supermercado (40,2%), seguido de restaurante (12,6%) e lojas de artigos diversos (9,8%). Outro dado da pesquisa mostrou que 88% dos gastos totais em outubro foram feitos presencialmente, mantendo o indicador de setembro.
De acordo com Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, os números mostram que, como esperado, o último trimestre do ano deve ser de aquecimento no comércio de varejo. “Devemos continuar observando esse ritmo em novembro, com Black Friday e Copa do Mundo. E em dezembro por conta das festas de final de ano. Esses meses são tradicionalmente de consumo maior, até mesmo pelo suporte do 13° salário. Outubro antecipou um pouco esse movimento, mas vemos claramente uma tendência de crescimento de consumo que deve permanecer nos próximos meses”, afirma.
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