domingo, 28 de abril de 2024
Como escolher um sócio

Como escolher um sócio

Um dos fatores mais importantes para o sucesso de qualquer negócio é a escolha dos sócios e o relacionamento entre eles. Como escolher?

18 de dezembro de 2022

No mundo dos negócios, a máxima “a união faz a força” nunca perde o sentido. Isso porque o sucesso de uma empresa no mercado depende do apoio de muitas partes: seus colaboradores, os próprios clientes e, muitas vezes, de um sócio no empreendimento. Neste caso, para que a parceria dê certo, é preciso tomar cuidado ao escolher a pessoa com quem a gestão da empresa será dividida.

Um dos fatores mais importantes para o sucesso de qualquer negócio é a escolha dos sócios e o relacionamento entre eles. Como escolher? Que critérios levar em conta? Como manter um relacionamento saudável e lidar com as divergências naturais em relacionamentos desse tipo? Quais erros evitar?

Para responder essas questões, seguem as recomendações do Sebrae. Quanto maior o número de respostas “sim”, maiores as chances de sucesso da sociedade. A disponibilidade de recursos do sócio também pode ser considerada. Mas esse aspecto não deve ser sobrevalorizado. Se a outra pessoa tem dinheiro, mas não reúne as demais qualidades, pode participar do negócio como sócio investidor, sem fazer parte da administração.

Como escolher

Ao pensar em possíveis candidatos a sócios, procure analisar as seguintes características

1 – A pessoa demonstra saber trabalhar em equipe?

2 – Parece ser alguém resiliente e disposto a dividir problemas e benefícios?

3 – Possui habilidades importantes para o negócio que você não domina?

4 – Parece disposto a buscar as qualificações necessárias?

5 – Compartilha os mesmos princípios e objetivos empresariais, morais e éticos?

6 – É proativo, demonstra capacidade de liderança e pode assumir o comando de determinadas áreas do negócio?

7 – Possui maturidade pessoal e profissional para lidar com divergências de ideias e interesses, que são comuns e, bem tratadas, estimulam a inovação na empresa.

8 – Os futuros herdeiros do seu sócio possuem várias dessas características?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.