domingo, 28 de abril de 2024
Planning e ROIT anunciam parceria

Planning e ROIT anunciam parceria

O grupo goiano Planning e a empresa paranaense ROIT concretizaram parceria para unir soluções tecnológicas para contabilidade, gestão fiscal e financeira.

26 de dezembro de 2022

Pedro Araújo, do grupo Planning: uso de robôs e inteligência artificial

O grupo goiano Planning e a empresa paranaense ROIT concretizaram parceria para unir soluções tecnológicas para contabilidade, gestão fiscal e financeira. Com a metodologia para projetos contábeis de Business Process Outsourcing (BPO). Serão equipes para cada segmento, que atendem mais de 500 clientes de médio e grande porte em todo o Brasil.

“Queremos fazer contabilidade gerando informações de valor para tomada de decisões relevantes. Apoiadas em dados e eliminando processos manuais. Assim, deixamos a expertise humana para a tomada de decisões e gestão inteligente”, diz Lucas Ribeiro, CEO da ROIT.

“Estamos unindo a tecnologia de ponta da ROIT incorporada ao nosso modelo de atendimento em projetos de BPO contábil, feito diretamente no ERP do cliente. Um modelo que já era bastante robusto, agora ganha em escala, segurança e geração de valor para o cliente”, afirma o CEO da Planning, Pedro Araújo.

A empresa tem sede em Goiânia e filiais em São Paulo e Belo Horizonte. Há cinco anos no mercado, conta com mais de 200 colaboradores e 500 clientes atendidos, em diversos Estados brasileiros.

Inteligência artificial

Um dos processos mais morosos são as entradas, catalogação, classificação e extração de informações de documentos. A ROIT promete velocidade e precisão nos processos, já que a recepção de documentos é feita de forma centralizada pelos robôs da empresa, em tempo real. Assim como a classificação e a extração de dados. O modelo de atendimento da Planning será consolidado com a integração da tecnologia de ponta da ROIT.

Com a Inteligência Artificial, o robô fiscal da ROIT já mapeou mais de 2,1 bilhões de cenários, comparando a tributação que está no documento fiscal, a tributação que é padrão da própria empresa, e a própria base legal. Ainda, há robô para sugestões contábeis de classificação, com base no treino da IA com plano de contas de cada empresa.

Com os robôs “consultivos”, a Planning, em questão de duas horas, pode oferecer relatórios com o cruzamento de dados dos últimos cinco anos de toda a base de clientes. Isso permitirá o mapeamento de erros que tenham ocasionado o pagamento de tributos a maior, gerando economias, ou apontar se foi pago um menor valor tributário. “Essa união será valiosa e vai se somar com a expertise humana, tornando os processos ainda mais dinâmicos e assertivos”, frisa Pedro.

A meta traçada envolve voos bem altos, com 500 empresas de grande porte sendo abordadas até junho de 2023. Em um primeiro momento, o foco da parceria é atender ao mercado nacional, no qual reside a maior expertise de processos, e refinar tanto a metodologia quanto os serviços oferecidos. Mas a médio prazo, o mercado internacional também será viável, com a tecnologia já preparada em várias línguas e multimoedas.

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.