domingo, 5 de maio de 2024
Negócio: 6 dicas para criar um podcast

Negócio: 6 dicas para criar um podcast

O mercado de podcasts no Brasil está em plena expansão e já ocupa a 5ª colocação no ranking mundial. Saiba como explorar melhor este segmento.

7 de janeiro de 2023

O mercado de podcasts no Brasil está em plena expansão e já ocupa a 5ª colocação no ranking mundial. Afinal, de acordo com estimativa do Ibope, mais de 34 milhões de pessoas são ouvintes de podcasts, o que representa cerca de 8% da população do País. A maior parte das empresas que atuam neste segmento é de pequeno porte (menos de 20 funcionários). Contudo, a capacidade de investimento e a profissionalização limitam a construção de modelos de negócios consistentes e de longo prazo.

O setor é dominado por pequenas produtoras de áudio e música, que têm sido impulsionadas com a consolidação dessa tendência e cresceu ainda mais no período da pandemia de Covid-19. Mas esse é um formato que atrai cada vez mais ouvintes.

Principais motivos: os programas podem ser ouvidos no momento em que o público quiser e aliado a qualquer atividade; são um diferencial pela diversidade dos temas que podem ser apresentados, debatidos ou ensinados; e, pelo fato de serem arquivos em áudio, consomem muito menos internet que outras mídias, facilitando seu acesso e consumo.

O Sebrae oferece diversos cursos online e gratuitos voltados para todas as necessidades do empreendedor que queira atuar com setores da Economia Criativa, onde as produtoras de podcasts estão inseridas. Conforme a entidade, um deles é o o Projeto Objetiva – Empreendedorismo em Foco. Em parceria com a APRO, foram desenvolvidos conteúdos que habilitam profissionais do mercado audiovisual sobre temas como governança, empreendedorismo, tendencias, inovação, comercialização e outros temas de relevância para o setor.

Confira as principais dicas:

  • Construa seu público primeiro. Faça seu podcast valer a pena ouvir. Quando você começar a ter downloads consistentes, encontre um patrocinador que faça sentido estar no seu podcast e faça um bom trabalho promovendo seus produtos. Use publicidade e marketing de afiliados.
  • Aproveite este canal para produzir conteúdo de qualidade e aumentar o alcance da sua empresa.
  • Diversifique na estratégia para atrair investidores.
  • Faça um bom planejamento financeiro. Se possível, participe de editais e programas de aceleração, oferta de serviços coletivos e personalizados.
  • Seja consistente, interessante e forneça valor. Tenha convidados únicos ou de alto perfil, faça perguntas e promova seu podcast nas mídias sociais.
  • Entenda seu cliente: ouça as avaliações e ajuste seu processo. Peça aos ouvintes de cada episódio que deixem comentários e avaliem seu programa na plataforma em que ouve.

Leia também: Cinco dicas para criar uma marca forte

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

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