O mercado de podcasts no Brasil está em plena expansão e já ocupa a 5ª colocação no ranking mundial. Saiba como explorar melhor este segmento.
O mercado de podcasts no Brasil está em plena expansão e já ocupa a 5ª colocação no ranking mundial. Afinal, de acordo com estimativa do Ibope, mais de 34 milhões de pessoas são ouvintes de podcasts, o que representa cerca de 8% da população do País. A maior parte das empresas que atuam neste segmento é de pequeno porte (menos de 20 funcionários). Contudo, a capacidade de investimento e a profissionalização limitam a construção de modelos de negócios consistentes e de longo prazo.
O setor é dominado por pequenas produtoras de áudio e música, que têm sido impulsionadas com a consolidação dessa tendência e cresceu ainda mais no período da pandemia de Covid-19. Mas esse é um formato que atrai cada vez mais ouvintes.
Principais motivos: os programas podem ser ouvidos no momento em que o público quiser e aliado a qualquer atividade; são um diferencial pela diversidade dos temas que podem ser apresentados, debatidos ou ensinados; e, pelo fato de serem arquivos em áudio, consomem muito menos internet que outras mídias, facilitando seu acesso e consumo.
O Sebrae oferece diversos cursos online e gratuitos voltados para todas as necessidades do empreendedor que queira atuar com setores da Economia Criativa, onde as produtoras de podcasts estão inseridas. Conforme a entidade, um deles é o o Projeto Objetiva – Empreendedorismo em Foco. Em parceria com a APRO, foram desenvolvidos conteúdos que habilitam profissionais do mercado audiovisual sobre temas como governança, empreendedorismo, tendencias, inovação, comercialização e outros temas de relevância para o setor.
Leia também: Cinco dicas para criar uma marca forte