Criar uma marca do zero pode ser bastante desafiador para uma pessoa sem conhecimento prévio a respeito de estratégia, comunicação e gestão. O especialista em empreendimentos no setor têxtil, Jesué Tomé, destaca que é preciso estar próximo a quem já teve êxito. E não só empreendedores de outros segmentos, mas sim daqueles que atuam fortemente com moda.
Uma marca que está começando com pouco recurso pode dar certo sim.
“Iniciei minha empresa em 2010 e com pouco dinheiro. No começo da minha marca, eu não tinha noção do quanto o networking é importante. Mas, tentava me aproximar das pessoas do jeito que dava. Errei muitas coisas e perdi muito dinheiro”, afirma. O especialista destaca cinco erros que devem ser evitados para quem quer começar a sua marca do zero. Confira:
Existem vários detalhes em que é preciso prestar atenção na hora de precificar o produto. Não é só comprar por R$ 50, vender por R$ 100 e acreditar que vai lucrar R$ 50. É muito comum achar que vai ter lucro, mas na verdade não vai sobrar dinheiro no caixa, principalmente para reinvestir e fazer com que a marca cresça de verdade. No planejamento, é preciso saber exatamente quanto se pretende gastar para manter a marca em pé.
Se a ideia é vender de verdade, precisa colocar essa meta no plano de negócios e trabalhar em parceria com a esses estabelecimentos multimarcas, porque isso permite escalar a atividade e vender em volume.
Achar que tudo é simples, que é fácil ter uma marca e é só produzir, registrar um nome e criar um slogan legal, fazer um logo bacana, encontrar uma private label. Primeiro que é muito difícil aprender tudo isso sozinho. Com o tempo, é possível aprender, mas o empreendedor vai errar muitas vezes, perder dinheiro e pode acabar desanimando. É preciso saber que existem esses altos e baixos e que pode não dar certo. Se a atividade está no começo, precisa ter noção de que não sabe tudo, e buscar conhecimento, estudar e se envolver com as pessoas que já tiveram sucesso.
A maioria das pessoas acha que é só fazer divulgação e publicação, mas não para por aí. Existe também uma rede de performance que vai ajudar a fazer a venda. Um conteúdo nas redes sociais impulsiona, um anúncio no Google, no Instagram. Tudo isso vai se converter em vendas a marca e traz performance.
É óbvio que vai chegar um momento que o empreendedor vai tirar o lucro da empresa. Afinal, ele necessita ter o pró-labore. Mas se não houver investimento em crescimento, não vai apenas estabilizar e sim começar a cair, porque o mercado muda. A empresa precisa definir as porcentagens para cada coisa por isso o ideal é nunca tirar mais da metade do lucro para salário próprio.
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