domingo, 28 de abril de 2024
PIB de Goiás cresce 5,5% no terceiro trimestre de 2022

PIB de Goiás cresce 5,5% no terceiro trimestre de 2022

Trata-se do terceiro trimestre consecutivo em que o crescimento da economia goiana supera a média nacional.

11 de janeiro de 2023

Setor industrial goiano foi o que apresentou melhor desempenho

O Produto Interno Bruto (PIB) de Goiás cresceu 5,5% no terceiro trimestre de 2022, comparado com o mesmo período de 2021. Segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Enquanto isso, a média nacional foi de 3,6%. Trata-se do terceiro trimestre consecutivo em que o crescimento da economia goiana supera a média nacional. Os setores da agropecuária e da indústria foram os que mais contribuíram para o Estado.

A indústria goiana cresceu 8% no mesmo período, enquanto a média nacional do setor apresentou avanço de 2,8%. Ou seja: o crescimento em Goiás foi quase quatro vezes maior neste setor. Os resultados positivos ocorreram em todas as atividades que compõem o segmento: serviços industriais de utilidade pública, construção civil, indústria extrativa e indústria de transformação.

Contudo, o destaque foi a indústria de transformação. No segundo e terceiro trimestres de 2022, apresentou resultados positivos e reverteu uma sequência de taxas negativas desde o quarto trimestre de 2020. Este segmento acumula alta de 1,4% em 2022, principalmente por conta da fabricação de produtos alimentícios, que possui grande peso no Estado.

A agropecuária apresentou crescimento de 6% no terceiro trimestre de 2022. Quase o dobro da média nacional, que foi de 3,2%.

Serviços

Já o setor de serviços cresceu 3,9% em Goiás no terceiro trimestre de 2022. Ficou abaixo da média nacional, de 4,5%. No Estado, os principais resultados positivos foram provenientes das atividades de artes, cultura, esporte, recreação e outros serviços; de atividades profissionais, científicas e técnicas, administrativas e serviços complementares; de alojamento e alimentação; de administração, educação e saúde pública, e defesa e seguridade social.

Saiba mais: Goiás tem o maior crescimento do País

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

One thought on “PIB de Goiás cresce 5,5% no terceiro trimestre de 2022”