Entre os 10 maiores valores de IPVA em Goiás seis são modelos Lamborghini e quatro são da marca Ferrari. Confira os valores que seus donos terão de desembolsar neste ano.
A hora de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é sempre um momento de fazer contas. Mas tem um grupo de pessoas que certamente não se preocupa com isso. São os donos de carros de luxo. Em Goiás, o IPVA mais caro deste ano é o de um Lamborghini Huracán STO 2022, cujo proprietário terá de desembolsar R$ 197.547,00. O valor de mercado do carro esportivo é R$ 5.267.941,00, conforme levantamento da Secretaria de Estado de Economia.
Apenas com o IPVA do veículo de luxo mais caro de Goiás daria para comprar três Renault Kwid de R$ 64 mil cada um ou Toyota Corolla Cross GR-Sport por R$ 191.690. E ainda sobrariam R$ 6 mil.
O segundo IPVA mais caro é também de um Lamborghini Huracán STO, mas ano 2021, com valor de R$ 190.196,89. Valor suficiente para comprar um Honda HR-V Touring 2023, que custa R$ 190.600. Coube aos proprietários de duas Ferrari F8 Spider, ano 2021, pagarem o terceiro IPVA mais alto no Estado: R$ 173.880,53.
Entre os 10 maiores valores de IPVA em Goiás, levantados pelo EMPREENDER EM GOIÁS (EG), seis são modelos Lamborghini e quatro são da marca Ferrari, que variam entre R$ 91,7 mil e R$ 197,5 mil. Neste caso, a Sefaz aplicou alíquota de 3,75% sobre o valor venal dos veículos calculado com base na tabela Fipe.
A Secretaria de Estado de Economia esclarece que não houve aumento da alíquota do IPVA por parte do governo de Goiás. No entanto, como o mercado de carros usados continuou em alta ao longo de 2022, o valor do IPVA subiu em média 9,95% em Goiás para 2023. O calendário para pagamento começa em janeiro para todas as placas e termina em novembro, a depender da opção de pagamento do contribuinte.
A quitação poderá ser feita em até 10 parcelas, com exceção dos motoristas que possuem veículos com placas terminadas em 1 e 2, que poderão fazer o parcelamento em nove vezes. O motivo é o prazo fixado pelo Código Nacional de Trânsito (CONTRAN) que estipula a renovação do licenciamento anual dos veículos com placas de finais 1 e 2 em todo o país até setembro.
O IPVA mais caro no Brasil é de um Porsche 918 Spyder (2015), cujo licenciamento foi feito em São Paulo. O veículo de luxo tem valor de mercado avaliado em R$ 14,4 milhões e seu proprietário deve pagar em IPVA cerca de R$ 578 mil. Segundo os valores da tabela Fipe, o Porshce 918 Spyder valorizou em mais de R$ 1 milhão entre 2021 e 2022.
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