A tabela tarifária da Ferrovia Norte-Sul sofreu reajuste, autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O aumento é de 5,03%. A decisão foi publicada pelo Ministério do Transporte no Diário Oficial da União desta quinta-feira (2/2). A decisão inclui ainda os valores a serem cobrados por contêineres cheios e vazios, de 20 e de 40 pés. Bem como a tarifa que será cobrada para direito de passagem.
Além da fórmula usada no cálculo da tarifa, a portaria apresenta uma tabela com valores a serem cobrados para cada tipo de mercadoria: adubos e fertilizantes; cimento, cal e clinquer (matéria prima básica de diversos tipos de cimento); açúcar; óleo vegetal; grãos e farelos; combustíveis; e algodão, entre outros.
A Ferrovia Norte-Sul foi concebida com o propósito de ser a espinha dorsal do sistema ferroviário brasileiro. Por meio da qual as principais malhas ferroviárias seriam interligadas, facilitando o escoamento da produção nacional e permitindo a conexão entre diversas regiões produtoras e os grandes portos do País.
Mas ainda não foi totalmente concluída. Quando estiver, terá mais de 4 mil quilômetros e cortará o País de forma longitudinal, indo do Rio Grande do Sul até o Pará, passando pelas regiões Sudeste e Centro-Oeste (inclusive em Goiás) e fazendo interligações para o Nordeste, em especial, o Maranhão.
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