sábado, 27 de abril de 2024
Vendas de carros caem e de motos disparam em Goiás

Vendas de carros caem e de motos disparam em Goiás

Na contramão da tendência nacional, as vendas de carros novos em Goiás começam 2023 em queda. Já a de motos continuam aquecidas.

16 de fevereiro de 2023

As vendas de automóveis e comerciais leves novos iniciaram o ano em marcha à ré em Goiás. A queda foi de 2,8% quando comparadas ao mesmo mês de 2022. Foram comercializadas 4.697 unidades no mês passado, contra 4,797 em janeiro de 2022. O resultado vai na contramão do desempenho nacional, que registrou alta de 11,8% em janeiro deste ano.

Já o segmento de motocicletas começou 2023 acelerado. Foram emplacadas 4.013 unidades em janeiro passado, ante 2.894 no mesmo mês de 2022. Portanto, as vendas cresceram 38,6%. Neste segmento, o desempenho em Goiás foi melhor que o nacional, que cresceu 23,21%. A perspectiva é de que as vendas de motocicletas continuem em alta.

As informações são do Sindicato dos Distribuidores de Veículos do Estado de Goiás (Sincodive-GO) em parceria com a Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave).

Ao comentar o primeiro resultado do setor no ano em Goiás, o diretor executivo do Sincodive-GO, Lincon Vargas da Silva, disse que este desempenho foi atípico para o mês de janeiro. Por que? Segundo ele, houve cancelamentos de compras de última hora. “O que foi um fato estranho. Porque, normalmente, janeiro é um mês que tem resultado positivo sobre a média nacional”, disse. No entanto, ele acredita que o setor voltará a registrar bons resultados já a partir deste mês.

Caminhões e ônibus

O segmento de caminhões e ônibus registrou crescimento de 26,8% nas vendas em janeiro deste ano em Goiás. Foram emplacadas 459 unidades. A expectativa do setor é que as vendas devem continuar aquecidas até março. Isso por causa da mudança de tecnologia, provocada pelo Proconve P8, que pode aumentar a procura pelo estoque de modelos adequados à norma anterior, que podem ser emplacados até março. E ainda têm bom mercado entre os transportadores.

Conforme o Sincodive-GO e a Fenabrave, após recuperação no fechamento do ano passado, o segmento de ônibus mantém resultados positivos, impulsionados pelos programas governamentais de transporte coletivo.

Saiba mais: Confira os 20 carros mais vendidos em Goiás

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.