domingo, 28 de abril de 2024
Cresce 32% o número de mulheres no comando de cooperativas

Cresce 32% o número de mulheres no comando de cooperativas

Em apenas um ano o número de mulheres no cargo de presidente de cooperativas goianas aumentou de 25 para 33.

6 de março de 2023

Nair Rodrigues é presidente da Central Uniforte: “Mulher precisa acreditar no seu potencial”

Em apenas um ano, de fevereiro de 2022 ao mesmo mês de 2023, o número de mulheres no cargo de presidente de cooperativas registradas no Sistema OCB/GO aumentou de 25 para 33. O crescimento é de 32%. O número de mulheres com atuação nos conselhos fiscais de cooperativas goianas subiu de 244 para 306, acréscimo de 25,4% no mesmo período. E nos conselhos de Administração, a participação feminina saltou de 217 para 256, aumento de 18%.

No entanto, o número de mulheres em cargos de presidência ainda representa 14% do total de dirigentes das 269 cooperativas registradas na OCB/GO. Para o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, os avanços recentes são importantes. Mas ele frisa que é preciso avançar mais. “O Sistema OCB/GO tem estimulado essa participação por meio do comitê de mulheres, mas é necessária uma conscientização maior dos dirigentes para que abram mais espaço para as mulheres mostrarem o seu valor e, assim, contribuam ainda mais com nosso movimento”, enfatiza.

Elas pelo Coop

Segundo Francynelly Pessoni, assessora Executiva e de Governança da Central Sicredi Brasil Central e coordenadora do Comitê Elas Pelo Coop OCB/GO, o projeto de representação feminina no cooperativismo foi idealizado em 2020 e implementado em 2021. No ano passado, o comitê desenvolveu ações que impactaram quase mil mulheres do cooperativismo em Goiás.

“Nos últimos anos, houve um aumento no reconhecimento da importância da igualdade de gênero no setor. Muitas cooperativas agora estão se esforçando para garantir que haja igualdade de oportunidades e tratamento justo para todas as pessoas, independentemente do gênero. Isso inclui a implementação de políticas e práticas que promovam a inclusão, diversidade e igualdade salarial”, explica.

De cooperada a presidente

Presidente da Central Uniforte e diretora administrativa e financeira da Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis Dom Fernando (Cooprec), Nair Rodrigues Vieira acredita que o crescimento da participação das mulheres no mercado de trabalho. “Tem que ter pessoas (no ambiente de trabalho) com uma visão social, que saibam administrar, mas sem esquecer do lado humano, da paciência e da compreensão. É preciso saber ouvir o outro e isso está muito contido na mulher”, diz.

A Central Uniforte congrega seis cooperativas de reciclagem de resíduos. Quatro delas contam com mulheres na presidência. As diretorias, em sua maioria, também são ocupadas por mulheres. Nair diz acreditar em um futuro em que as mulheres se tornem cada vez mais empoderadas. “A mulher precisa acreditar em seu potencial, sem competir com o homem e, sim, trabalhar lado a lado. Com exceção da força física, somos iguais, temos as mesmas capacidades e podemos fazer um mundo melhor, sem nunca esquecer que o outro também é importante”, frisa.

Leia também: Inspire-se em 8 goianas empreendedoras

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.