domingo, 28 de abril de 2024
WhatsApp é o mais usado por pequenos negócios

WhatsApp é o mais usado por pequenos negócios

Levantamento mostra que 57% das empresas possuem redes sociais ou websites de divulgação e vendas de produtos e serviços.

14 de março de 2023

O WhatsApp é a plataforma mais utilizada por pequenos negócios que vendem online, sendo usado por 74% das empresas. Em segundo lugar, com 42%, estão as redes sociais, seguidas pelo site próprio, com 17%. Outra informação é que 94% das micro e pequenas empresas que estão em alguma rede social já contam com perfil no Instagram.

É o que revela a pesquisa Transformação Digital nos Pequenos Negócios – Edição 2022, que entrevistou 6.345 donos de pequenos negócios de todas as regiões do Brasil. Dentro desse universo estão microempreendedores individuais (MEI), além de donos de microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EP) que atuam nos setores do comércio, serviços e construção.

Conforme o levantamento, 57% das empresas possuem redes sociais ou websites divulgação e vendas de produtos e serviços. Entre as microempresas (ME), esse percentual já alcança 66%. Na hora de oferecer serviços e produtos, os meios digitais também são utilizados por 65% dos empreendedores que contam com catálogos para divulgação on-line. Além disso, reservas ou vendas on-line são realizadas por 45% das empresas ouvidas.

Perfil nas redes

De acordo com o levantamento, a grande maioria dos pequenos negócios possui perfil no Instagram (94%), o que demonstra o crescimento considerável dessa rede social na promoção das empresas. Em 2018, na primeira edição da pesquisa, esse percentual era de 25%. O Facebook, por sua vez, ainda se encontra entre as plataformas mais utilizadas com 69%, com um crescimento de 20% nos últimos quatro anos.

Por outro lado, as homepages e websites perderam a importância desde a última edição do levantamento, em 2018, e estão presentes em 27% das empresas pesquisadas, perdendo nove pontos percentuais. Com menor porcentagem entre as redes, o Twitter só atingiu 8% dos donos de pequenos negócios.

Apesar de ser uma das plataformas de vídeo preferida pelos brasileiros, o YouTube ainda é pouco difundido pelas micro e pequenas empresas. Apenas 14% deles possuem canal nessa plataforma. Com a mesma porcentagem, o LinkedIn também é pouco utilizado pelos empreendedores pesquisados. “O que era uma tendência, hoje virou realidade. Qualquer empresário ou interessado em ser dono do seu próprio negócio precisa atuar no digital para ganhar visibilidade e ter mais resultados”, analisa o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles.

Leia também: Cinco dicas para vender mais pelas redes sociais

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