domingo, 28 de abril de 2024
Agência goiana quadruplica de tamanho em 3 anos

Agência goiana quadruplica de tamanho em 3 anos

Depois perderem tudo, casal de empresários tem agência de publicidade em Goiânia com previsão de faturar R$ 1 milhão por mês.

19 de março de 2023

Casal de empreendedores Aline e Paulo: depois de muitas dificuldades, a grande virada

Depois de perder tudo e começar do zero – com algumas dívidas – duas vezes, o casal de empresários Aline Gabriela e Paulo Maurício insistiu no sonho e hoje tem a agência de publicidade Opis. Com 80 clientes no Brasil, 35 colaboradores e a meta de chegar, em um ano, a um faturamento mensal de R$ 1 milhão. O salto veio no início da pandemia de Covid-19, quando Aline e Paulo decidiram seguir na direção contrária da maioria das pessoas, que estavam retraindo ou mesmo fechando seus negócios.

Ao contrário, ambos oferecem descontos, negociaram com os clientes, mantiveram os contratos e se mudaram para uma sede de 700 metros quadrados no Setor Serrinha, onde estão até hoje. A tática deu certo e, desde março de 2020, a empresa quadruplicou seu tamanho.

O começo do negócio, no entanto, foi difícil. Aline é formada em Química e Farmácia, mas nunca exerceu, e Paulo sempre foi voltado para a área de tecnologia. Então namorados, há dez anos eles começaram com oferta de TV e mídias out of home em cartórios e loterias. Um outro sócio propôs expandir o negócio com aluguel de equipamentos e deu errado. “Tivemos de recomeçar nem do zero, mas do saldo negativo”, conta a empresária.

Primeiro cliente

Com o primeiro cliente, depois dessa crise inicial, o casal foi ao pregão comprar uma mesa para a estagiária da empresa trabalhar. Dos R$ 1,5 mil do contrato, R$ 500 iam para a estagiária, R$ 500 para o aluguel e o restante, para despesas com água, energia e internet.

Com dedicação e estudo, o casal de empreendedores passou a oferecer aos clientes serviços de marketing digital dos quais eles precisavam, como criação de logomarca. “Tinhamos feeling e começamos a estudar e trazer publicitários”, conta Paulo. “Começamos junto com o Instagram”, brinca Aline.

Quando a empresa estava com dois anos e uma estrutura razoável, os sócios foram vítimas de um furto. Os ladrões levaram equipamentos, computadores. Eles reuniram o time e foram para um cômodo nos fundos da casa de uma tia de Aline, a tia Nilceia, no Setor Cruzeiro do Sul, em Aparecida de Goiânia.

“Eu nem sofria, porque eu nos via aqui, com toda essa estrutura”, revela Paulo. Ele destaca a importância do apoio do Sebrae Goiás, desde o início da empresa, com trabalho de consultoria e capacitação. Além disso, Aline foi presidente de uma empresa júnior por meio de sua escola aos 16 anos, o que fez com que ela aprendesse lições e tivesse certeza de sua vocação empreendedora.

A virada

Desde a recuperação após o furto dos equipamentos, Paulo pensava em implantar na empresa um ambiente voltado ao bem-estar e à criatividade dos colaboradores, a exemplo do que fazem algumas gigantes de tecnologia. Alugaram um sobrado com piscina, onde instalaram mesa de sinuca, cesto de basquete, videogame. Mas a iniciativa não foi bem entendida pelos colaboradores. Depois da crise de 2015, 2016, quando perderam muitos clientes, Paulo e Aline perceberam que precisavam de um espaço mais corporativo.

Foi nesta época também que descobriram o propósito da empresa. “É muito ligado a fazer parte da história do cliente e desde então procuramos pessoas com esse propósito”, relata Paulo, acrescentando que se sente feliz quando vê algo que foi desenvolvido na empresa e colaborou para o sucesso do cliente. Ele cita como exemplo a logomarca do cartório Bruno Quintiliano, em Aparecida de Goiânia, um dos primeiros clientes.

Mantras como “não quero uma empresa na qual eu não trabalharia” e “visão, coragem e competência” foram incorporados de vez ao negócio. E foram parte do processo de crescimento da empresa. Eles se mudaram para a sede onde estão hoje em 15 de fevereiro de 2021.

Nova sede da agência em Goiânia: mais espaço e lazer para os funcionários

Prêmios

“Aquelas ideias que tivemos antes voltaram a fazer sentido. As pessoas precisam ser livres e felizes. Esse negócio de bater ponto e cumprir horário nunca fez sentido para nós”, conta Aline. Com esse modelo, em novembro do último ano conquistaram o selo GPTW , Prêmio das melhores empresas para se trabalhar, a única agência de Goiás que possui esse selo.

O ano de 2022 trouxe uma evolução de posicionamento muito grande, visando melhores resultados para seus clientes. Aline e Paulo investiram e se tornaram sócios executivos da V4 Company, a maior assessoria de marketing e vendas da América Latina.

Hoje, em franca ascensão, o empreendedor conta que são cuidadosos antes de fechar novos contratos, devido à necessidade de qualificar mão de obra antes. “Hoje, 95% dos nossos clientes são de indicação e não podemos perder a qualidade”, justifica.

Leia também: Confira as tendências do marketing em Goiás

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

3 thoughts on “Agência goiana quadruplica de tamanho em 3 anos”

  1. Excelente. A resiliência combinada com capacitação e gestão.
    Nada melhor do que fazer o que gosta e com qualidade.

  2. Parabéns. Gosto de histórias de superação. Podem me enviar contato? Gostaria de fazer uma matéria com vocês, de forma graciosa, como exemplo para os meus telespectadores e internautas do programa Pelos Bares da Vida que vai completar 30 anos ininterruptos dia 7 de agosto próximo.

  3. Marcos disse:

    Sou grande admirador do trabalho que essa agência realiza em Goiânia.