sábado, 27 de abril de 2024
Pirenópolis é escolhida Destino Turístico Inteligente

Pirenópolis é escolhida Destino Turístico Inteligente

O Programa Turismo Futuro do Brasil é uma parceria entre o BID e o Sebrae para fortalecer os negócios da área do turismo.

27 de março de 2023

Pirenópolis está entre as 12 cidades brasileiras escolhidas para integrar o Programa Turismo Futuro Brasil, que irá aplicar a estratégia Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). Trindade, Alto Paraíso e Cidade de Goiás não se classificaram. Bonito, situada em Mato Grosso do Sul, também vai representar o Centro-Oeste.

No Nordeste, foram selecionadas Penedo (AL) e as capitais São Luís (MA) e Recife (PE). Na região Norte, foram escolhidas Belém (PA) e a cidade de Novo Airão (AM). No Sul do País, Curitiba (PR) e Bombinhas (SC) vão representar os respectivos estados da região. No Sudeste, Belo Horizonte (MG), Ilha Bela (SP) e Paraty (RJ) receberão a metodologia.

A primeira reunião com o grupo de selecionados será realizada no dia 4 de abril, em São Paulo, durante a WTM Latin America. O Programa Turismo Futuro Brasil é uma iniciativa da parceria entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Sebrae. O objetivo é fortalecer os negócios da área do turismo.

Um destino turístico inteligente, conceitualmente, é o local que gerencia processos de visitação de forma sustentável. Além disso, compromete-se a gerar experiências positivas tanto aos visitantes, quanto aos moradores da região. Entre as principais iniciativas que podem ser aplicadas estão a implantação de acessibilidade, acesso à internet em pontos estratégicos, facilitação no acesso de informações turísticas, criação de aplicativos de suporte aos visitantes, entre outras.

Competitividade

“Vamos unir as estratégias disponíveis. Queremos aumentar a competitividade dos destinos turísticos, melhorar a estadia dos visitantes, gerar emprego, renda e novos produtos para quem vive do turismo. É uma proposta totalmente centrada na sustentabilidade e no respeito às boas práticas de gestão”, afirma a analista de competitividade do Sebrae, Ana Clévia.

Para Juliana Bettini, especialista em turismo do BID, a iniciativa se destaca por oferecer suporte técnico e especializado para a cadeia econômica dos negócios turísticos. “O conceito de destinos turísticos inteligentes traz um olhar inovador para a competitividade desses territórios. Essencial para que superem os efeitos negativos da pandemia de forma sustentável”, pontua.

Leia também: Mapa do Turismo tem agora 92 municípios goianos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.

One thought on “Pirenópolis é escolhida Destino Turístico Inteligente”

  1. Sérgio de Almeida disse:

    A reportagem errou ao mencionar “e as capitais São Luís (Piauí)”
    São Luís é capital do estado do Maranhão.