domingo, 28 de abril de 2024
3 em cada 10 empresas estão com dívidas em atraso

3 em cada 10 empresas estão com dívidas em atraso

A proporção de empresas com dívidas em aberto passou de 24% em agosto de 2022 para 27% em janeiro de 2023 do universo das MPE

30 de março de 2023

O cenário econômico de perda do poder de compra das famílias e queda no faturamento das empresas levou 3 em cada 10 micro e pequenos negócios a uma situação de atraso no pagamento de dívidas. De acordo com a 2ª edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com o IBGE, a proporção de empresas com dívidas em aberto passou de 24% em agosto de 2022 para 27% em janeiro de 2023 do universo das MPE.

Ainda de acordo com o levantamento, a situação atinge de forma mais grave os Microempreendedores Individuais (MEI). Cerca de 63% desses empreendedores têm 30% ou mais dos seus custos mensais comprometidos com pagamentos de dívidas. Na média, 55% das MPE se encontram nessa situação. Esse resultado representa um crescimento de 4 pontos percentuais em comparação com o número identificado em agosto do ano passado.

Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o dado é preocupante e mostra uma quebra na tendência de recuperação do cenário geral dos pequenos negócios, que vinha mostrando melhora desde abril de 2022.

Como estão as dívidas/empréstimos da sua empresa no momento?

• 39% têm dívidas/empréstimos em aberto e estão em dia
• 34% não têm dívidas/empréstimos em aberto
• 27% têm dívidas/empréstimos em aberto e estão em atraso

Percentual das empresas que têm 30% ou mais do seu faturamento comprometido com dívidas

• 63% dos microempreendedores individuais
• 46% das pequenas e médias empresas

O portal EMPREENDER EM GOIÁS tem como principal objetivo incentivar, apoiar e divulgar os empreendedores goianos com conteúdos, análises, pesquisas, serviços e oportunidades de negócios.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.