quinta-feira, 2 de maio de 2024
Vendas do comércio goiano têm a maior alta desde 2008

Vendas do comércio goiano têm a maior alta desde 2008

Seis segmentos do comércio goiano apresentaram alta nas vendas, com destaque para móveis e eletrodomésticos.

12 de abril de 2023

Vendas de móveis e eletrodomésticos tiveram uma das maiores altas em janeiro no comércio goiano

As vendas do comércio varejista em Goiás subiram 2,9% em janeiro deste ano, na comparação com dezembro de 2022. É a maior alta para o mês desde 2008. Segundo os dados divulgados nesta quarta-feira (12/4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com janeiro de 2022, o crescimento foi de 1,9%. Dessa forma, o índice volta ao patamar positivo no acumulado de 12 meses (0,2%), que ficou negativo por nove vezes seguidas.

De acordo com o IBGE, na comparação com janeiro de 2022, seis atividades em Goiás foram as principais responsáveis pelo aumento nas vendas: móveis e eletrodomésticos (20,7%); livros, jornais, revistas e papelaria (13,5%); equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (6,9%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (5,6%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,0%) e combustíveis e lubrificantes (1,9%).

Já os hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registraram queda de 4% no mês, com acumulado negativo de 4,5% nos últimos 12 meses. A atividade de tecidos, vestuário e calçados manteve-se estável em janeiro de 2023, apresentando acumulado de 2,4% nos últimos 12 meses.

Comércio ampliado

Em janeiro de 2023, o comércio varejista ampliado apresentou crescimento ainda maior, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, variando 4,4%. A alta se deu principalmente pela atividade de veículos, motocicletas, partes e peças, que subiu 31,1%. A mesma atividade apresentou crescimento no volume de vendas acumulado em 12 meses de 9,0%.

Em sentido oposto, as vendas de material de construção caíram 3% no mês, sendo a décima queda seguida, acumulando retração de 13,1% em 12 meses. Pela primeira vez, a pesquisa traz a atividade de atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo. Em janeiro, suas vendas apresentaram aumento de 1,5% na comparação com o mesmo mês do ano anterior.

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

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