segunda-feira, 6 de maio de 2024
PIB goiano começa o ano em alta, segundo o IMB

PIB goiano começa o ano em alta, segundo o IMB

O PIB estadual cresceu 2,65% em janeiro de 2023, comparado com igual mês do ano passado, segundo o IMB. Em 12 meses, acumula alta de 6,2%.

7 de maio de 2023

O setor de serviços é que o tem apresentado maior crescimento, com destaque para o segmento de transporte

A economia goiana começou o ano aquecida. Segundo o Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Pesquisas Socioeconômica (IMB), vinculado à Secretaria-Geral de Governo (SGG), o Produto Interno Bruto (PIB) estadual cresceu 2,65% em janeiro de 2023, comparado com igual mês do ano passado. Principalmente pelo bom desempenho do setor de serviços, que avançou 4,49% no período. Seguido pela indústria, com 2,52%.

No caso do setor de serviços, tiveram maiores altas os segmentos de transportes (13,3%), oferta de serviços às famílias (11,7%) e serviços de informação e comunicação (10,1%). O volume de atividades turísticas no primeiro mês do ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, cresceu 10,6%. Já a indústria apresentou destaque na fabricação de produtos alimentícios, que registrou aumento de 5,5%.

Em janeiro, o único setor que apresentou queda em janeiro foi a agropecuária, com redução de 7,94% no PIB. Por conta de queda na produtividade da soja causada por atrasos pontuais no plantio e excesso de chuva. O IMB constatou ainda que, nos últimos doze meses, Goiás apresentou crescimento acumulado de 6,25%. Todos os setores da economia goiana registram avanços superiores a 5%: indústria (7,21%); agropecuária (6,62%) e serviços (5,86%).

Saiba mais: PIB de Goiás soma R$ 279 bilhões em 2022

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.