segunda-feira, 29 de abril de 2024
Italac é a 5ª marca preferida dos brasileiros

Italac é a 5ª marca preferida dos brasileiros

A indústria goiana se destaca no ranking elaborado pela Brand Footprint, da Kantar, com base nas vendas feitas em 2022.

10 de maio de 2023

A indústria goiana Italac é a quinta marca preferida dos brasileiros. Segundo revela a edição 2023 do relatório Brand Footprint, da Kantar, com base nas vendas feitas em 2022. A Coca-Cola lidera este ranking, seguida por Ypê, Perdigão e Seara. As cinco mais escolhidas pelos brasileiros em 2022 são as mesmas de 2021. A marca Piracanjuba, do Laticínios Bela Vista, ficou na 11ª posição.

Segundo a pesquisa, a Coca-Cola foi escolhida 555 milhões de vezes pelos consumidores. Em seguida, com 552 milhões, vem Ypê. Perdigão (443 milhões), Seara (398 milhões) e Italac (379 milhões) completam o ranking.

Fundada em 1996 no município de Corumbaíba (GO), com o nome de Goiasminas, A Italac começa produzindo queijo muçarela. Hoje, com capacidade de processamento de 7 milhões de litros de leite/dia, a indústria vende mais de 100 produtos em cerca de 20 mil pontos no País.

A Piracanjuba, uma das marcas do Laticínios Bela Vista, nasceu em 1955 no interior de Goiás. Está presente em 78% dos lares brasileiros. No ambiente digital, é a 2ª entre as preferidas pelos consumidores, conforme pesquisa Kantar (Ranking Brand Footprint), divulgada em 2022.

Levantamento

Para chegar aos resultados desta edição, a consultoria visitou 11.300 lares em sete regiões do País. Nos mercados do Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e nas capitais e interior do Rio de Janeiro e São Paulo. O estudo cobriu 82% da população domiciliar, o que equivale a 90% do potencial de consumo.

Realizado anualmente, o relatório Brand Footprint mede a presença das marcas dentro dos lares em escala local. Para isso, usa uma métrica que mensura quantas famílias compram produtos de determinadas empresas e com que frequência isso ocorre. Nesta edição, analisou 350 marcas no Brasil com inclusão de três novas categorias: carnes suínas, mortadelas e salsichas

Canais de compra

A Coca-Cola lidera com 555 milhões de CRPs. Mesmo com queda de 14 CRPs frente ao ano anterior, por conta do aumento de preço acima da média e queda na frequência de compras. Em seguida, quase empatada, com 552 milhões de CRPs, vem Ypê. Na sequência, aparecem Perdigão, com 443 milhões de CRPs; Seara com 398 milhões de CRPs; e Italac, com 379 milhões de CRPs. Essas últimas utilizando a estratégia de maior mix de canais e menor repasse de preços.

Leia também: Dos 50 maiores contribuintes em Goiás só 7 são goianos

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.