sábado, 5 de outubro de 2024
Dos 50 maiores contribuintes em Goiás só 7 são goianos

Dos 50 maiores contribuintes em Goiás só 7 são goianos

Das 50 maiores empresas contribuintes do ICMS em Goiás, apenas 7 têm sede no Estado. Destas, apenas uma se mantém no ranking em quase 20 anos.

26 de fevereiro de 2023

Refresco Bandeirantes é a única empresa goiana se mantém no ranking dos 50 maiores contribuintes de ICMS nos últimos 18 anos

Das 50 maiores empresas contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em Goiás, apenas 7 têm sede no Estado. No ano passado, as receitas com o imposto (que representa 67% da arrecadação de todos os tributos no Estado) somou R$ 24,2 bilhões. As maiores arrecadações foram de empresas de combustíveis, energia elétrica, telecomunicações, bebidas e veículos, que respondem por mais de 70% da arrecadação do ICMS.

Mas de onde são as empresas que mais recolhem ICMS em Goiás? Segundo levantamento do EMPREENDER EM GOIÁS (EG), com base nos dados da Secretaria da Economia do Estado, somente 20 empresas genuinamente goianas estão entre os 100 maiores contribuintes. As demais são empresas de grande porte do Brasil, a maioria com sede no Sudeste do País, ou multinacionais.

Quando se reduz esta lista para os 50 maiores contribuintes de ICMS, o número de empresas goianas é de apenas 7. Trata-se, praticamente, do mesmo quantitativo de 2005. Naquele ano, dos 50 maiores contribuintes do maior imposto estadual, 6 eram companhias com sede no Estado. O que mudou de lá para cá foram as empresas que ainda se mantém neste ranking e seu perfil econômico.

Novatas no ranking

Uma única empresa goiana se mantém no ranking dos 50 maiores contribuintes de ICMS: a indústria Refresco Bandeirantes, que ocupa o 18º lugar. É apenas uma posição a menos do que tinha em 2005. Com sede em Trindade, a empresa, do Grupo José Alves, produz e distribui bebidas. Entre elas, a Coca-Cola.

Por outro lado, seis empresas goianas são novatas neste ranking. Duas delas atuam no setor do agronegócio: a cooperativa Comigo (26º lugar) e a JBJ Agropecuária (27º). Duas são indústrias do segmento de laticínios e derivados: Laticínios Bela Vista (29º lugar) e GoiásMinas (46º). Na 32ª posição está a atacadista JC Distribuidora e, na 38ª posição, a recém-criada Santo Antônio Indústria, Comércio, Logística e Armazenagem, com sede em Jataí.

Novos donos

Há 18 anos, a maior empresa com sede em Goiás era estatal: a Celg Distribuição, privatizada em 2017 e hoje controlada pela multinacional Equatorial Energia. Portanto, embora tenha ainda sede em Goiânia, não pode ser mais considerada uma empresa goiana, porque é controlada por uma companhia de outro Estado. Aliás, de outro país. Mas, como em 2005, a distribuidora de energia elétrica continua sendo a segunda maior contribuinte de ICMS no Estado, perdendo apenas para a Petrobras (1ª há mais de duas décadas).

A segunda empresa goiana que mais arrecadou ICMS em 2005, a Panarello Distribuidora, também é hoje controlada por uma multinacional: a alemã Celesio. Outra empresa goiana, a Coniexpress, que produzia os codimentos da marca Quero, teve o mesmo destino: foi comprada pela multinacional americana Heinz. Era, há 18 anos, a 49ª empresa que mais arrecadava o imposto estadual.

Outras duas empresas goianas daquela época continuam firmes no mercado e com controladas por empresários goianos, mas nos últimos anos perderam muitas posições no ranking dos maiores contribuintes de ICMS. As redes varejistas Novo Mundo (era o 39º maior contribuinte em 2005) e Fujioka (46º). No ano passado, o Novo Mundo foi o 100ª maior contribuinte.

Os 50 maiores contribuintes de ICMS em Goiás (2022)

  1. PETROLEO BRASILEIRO S A PETROBRAS
  2. CELG DISTRIBUICAO S.A. (EQUATORIAL ENERGIA)
  3. AMBEV S.A.
  4. REFINARIA DE MATARIPE SA
  5. HNK BR INDUSTRIA DE BEBIDAS LTDA (HEINEKEN)
  6. TELEFONICA BRASIL S.A.
  7. TOYOTA DO BRASIL LTDA.
  8. SOUZA CRUZ LTDA
  9. CLARO S.A.
  10. FCA FIAT CHRYSLER AUTOMOVEIS BRASIL LTDA
  11. PRODUTOS ROCHE QUIMICOS E FARMACEUTICOS S A
  12. CARGILL AGRICOLA S/A
  13. RAIA DROGASIL S/A
  14. MERCK SHARP & DOHME FARMACEUTICA LTDA.
  15. BRF S.A.
  16. HYPERA S.A
  17. REFRESCOS BANDEIRANTES INDUSTRIA E COMERCIO LTDA
  18. JOHN DEERE BRASIL LTDA
  19. ATACADAO DISTRIBUICAO COMERCIO E INDUSTRIA LTDA
  20. CRBS S/A (AMBEV)
  21. PETROBRAS DISTRIBUIDORA S/A
  22. GENERAL MOTORS DO BRASIL LTDA
  23. SENDAS DISTRIBUIDORA S/A (ASSAÍ ATACADO)
  24. CERVEJARIAS KAISER BRASIL S/A
  25. JBS S.A
  26. COOPERATIVA AGROIND DOS PRODUTORES RURAIS DO SUDOESTE (COMIGO)
  27. JBJ AGROPECUARIA LTDA
  28. FERTILIZANTES TOCANTINS S.A
  29. LATICINIOS BELA VISTA LTDA (PIRACANJUBA)
  30. VIA S.A. (CASAS BAHIA)
  31. HEINZ BRASIL S.A.
  32. JC DISTRIBUIDORA
  33. ATACADAO DIA A DIA S.A
  34. VOLKSWAGEN DO BRASIL IND VEICULOS AUTOMOTORES LTDA
  35. CALAMO DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS DE BELEZA (BOTICÁRIO)
  36. BRASAL REFRIGERANTES S/A
  37. MAGAZINE LUIZA S/A
  38. SANTO ANTONIO INDUSTRIA, COMERCIO, LOGISTICA E ARMAZENA
  39. IPIRANGA PRODUTOS DE PETROLEO S A
  40. TIM S A
  41. MOSAIC FERTILIZANTES DO BRASIL LTDA
  42. BRASKEM S/A
  43. RAIZEN S.A.
  44. SUECIA VEICULOS S.A
  45. HYUNDAI MOTOR BRASIL MONTADORA DE AUTOMOVEIS LTDA
  46. GOIASMINAS INDUSTRIA DE LATICINIOS LTDA (ITALAC)
  47. DISTRIBUIDORA DE MEDICAMENTOS SANTA CRUZ LTDA
  48. NATURA COSMETICOS S/A
  49. NESTLE NORDESTE ALIMENTOS E BEBIDAS LTDA.
  50. CERVEJARIA PETROPOLIS S/A

Leia também: Comércio goiano emite quase 1 bilhão de notas fiscais

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.