domingo, 28 de abril de 2024
Brasileiros têm três ou mais cartões de crédito

Brasileiros têm três ou mais cartões de crédito

O objetivo da maioria é conseguir mais crédito, uma vez que o limite de cada um deles não é suficiente.

18 de maio de 2023

A maioria dos brasileiros possui vários cartões de crédito. Segundo uma pesquisa da Serasa, 24% dos entrevistados têm um cartão. Mas, 24% possuem dois cartões, 22% usam três cartões, 13% utilizam quatro e 17% controlam cinco ou mais cartões. Ou seja, 52%, ou mais da metade da população, gastam em três ou mais cartões.

Quando perguntados sobre os motivos para ter mais de um cartão, 35% dizem que é conseguir mais crédito. Uma vez que o limite de cada um deles não é suficiente. Para 20%, trata-se de uma questão de segurança, para ter mais opções em caso de uma emergência. E 19% alegam que se organizam melhor financeiramente dividindo as contas entre os cartões.

Sobre o uso do cartão, 61% utilizam o instrumento para compras que precisam ser parceladas; 37% gastam diariamente, até para as compras diárias e básicas; 37% só recorrem a ele em caso de emergência; e 31% fazem compras pela internet. Dentro desse tópico, as principais contas pagas com cartão de crédito são supermercados; lojas de varejo; e combustível do automóvel.

“Esse comportamento revela que o brasileiro ainda utiliza o cartão de crédito como uma forma de regularizar as despesas, mesmo que seja coordenando mais de uma fatura”, interpreta Amanda Rapouzo, diretora da Serasa Crédito. Ela ressalta, no entanto, a importância do uso do cartão com consciência. “Acreditamos que a educação financeira seja a chave para adotar bons hábitos e tornar o uso do crédito ainda mais responsável”.

Leia também: Empresas goianas demandam mais crédito

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.