domingo, 28 de abril de 2024
Empresas goianas demandam mais crédito

Empresas goianas demandam mais crédito

Goiás foi o 8º Estado onde as empresas apresentaram maior demanda por recursos financeiros no início deste ano.

13 de março de 2023

Este ano começou com aumento da demanda das empresas goianas por crédito para financiar suas operações, principalmente para capital de giro. Segundo o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian. O crescimento médio em janeiro deste ano, comparado com o mesmo mês de 2022, foi de 6,5%. Aliás, Goiás foi o 8º Estado onde as empresas apresentaram maior crescimento em operações de crédito.

Entretanto, na média nacional, houve queda de 3,8% em janeiro na procura das empresas por recurso financeiro. Principalmente nos micro e pequenos negócios, onde a retração chegou a 4,2%. Já os empreendimentos de médio e grande porte tiveram alta de 7,9% e 23,5%, respectivamente.

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a retração consecutiva que acontece desde setembro foi pautada principalmente pela taxa Selic, definida em 13,75% em agosto de 2022. “A taxa de juros é um alerta para a concessão de crédito, por isso temos visto mais cautela dos empreendedores no momento de aquisição. No entanto, a baixa de janeiro se mostra menos acentuada, já que é comum o aumento de gastos no final e início do ano, período de maiores investimentos e organização das finanças”, diz.

Ainda na avaliação ano a ano, o recorte por segmento mostrou que o setor de serviços foi o único a registrar baixa, de 11,9%. As indústrias tiveram estabilidade, enquanto o comércio cresceu 6,7%. Além disso, a categoria que engloba as financeiras, o primário e terceiro setor, teve o maior crescimento, de 17,9%.

Já em relação ao crescimento na procura de empresas por recurso financeiro em Goiás e outros Estados, a principal explicação está que trata-se de polos agrícolas.

Maiores crescimentos na demanda por crédito (janeiro 2023)

  1. Mato Grosso: 16,1%
  2. Tocantins: 14,9%
  3. Rondônia: 14,2%
  4. Santa Catarina: 11,8%
  5. Rio Grande do Sul: 8,9%
  6. Mato Grosso do Sul: 8,6%
  7. Maranhão: 7%
  8. GOIÁS: 6,5%
  9. Espírito Santo: 5,6%
  10. Piauí: 4,2%

Saiba mais: Alta dos juros do Pronampe leva empresários à inadimplência

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.