quinta-feira, 2 de maio de 2024
Norte-Sul terá 2 mil quilômetros conectados pela primeira vez

Norte-Sul terá 2 mil quilômetros conectados pela primeira vez

Um fato histórico acontecerá em Goiás: pela primeira vez a ferrovia terá seus 2,2 mil quilômetros totalmente ligados nesta quinta-feira.

23 de maio de 2023

Um fato histórico acontece nesta quinta-feira (25/5): depois de três décadas, pela primeira a Ferrovia Norte-Sul vai realmente ter os seus 2,2 mil quilômetros totalmente ligados. De Açailândia (MA) até Estrela D´Oeste (SP). Com isso, vai interligar os portos de Itaqui (MA) ao de Santos (SP). A interligação do último trecho acontecerá entre os municípios de Palmeiras de Goiás e Goianira, em Goiás.

Entretanto, ainda assim terá de esperar a homologação da Agência Nacional de Transportes Terrestres. Além, claro, de uma inauguração oficial. O trecho que ficou pronto é de responsabilidade da Rumo, dona da concessão de 1,5 mil quilômetros da ferrovia, de Porto Nacional (TO) até Estrela D´Oeste. Na outra ponta, da cidade tocantinense até Açailândia, a concessão é da VLI, empresa da Vale.

Desta forma, a Ferrovia Norte-Sul finalmente vai interligar três regiões brasileiras (Norte, Centro-Oeste e Sudeste). Além de conectar três Estados (Goiás, Minas Gerais e Tocantins) que não têm saída para o mar. O que também deverá reduzir consideravelmente o custo da logística de empresas, sejam exportadoras ou importadoras. Além de otimizar a movimentação de cargas produzidas nestas regiões para centros consumidores maiores ou mais distantes.

Crescimento

A VLI registrou aumento de 18% no volume de cargas transportado no ano passado pela Ferrovia Norte-Sul. Passou de 12,7 milhões de toneladas em 2021 para cerca de 15 milhões de toneladas em 2022. Um dos destaques foi a entrada em operação do Terminal Integrador de Porto Franco (TIPF), no Maranhão. Com capacidade de movimentar 600 mil toneladas por ano, em especial soja e milho.

Para 2023, segundo a empresa, as expectativas são positivas, com boas perspectivas para as safras de soja e milho. Além da inauguração oficial do novo corredor de fertilizantes do Arco Norte brasileiro. A operação liga o terminal da Copi, no Maranhão, ao Terminal Integrador de Palmeirante, da VLI, no Tocantins.

Os investimentos iniciais do projeto giraram em torno de R$ 200 milhões. A capacidade inicial de movimentação proporcionada por esta nova estrutura é de 1,5 milhão de toneladas ao ano. A partir do Terminal de Palmeirante, os insumos atenderão aos produtores do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Piauí. Além de Tocantins, Maranhão e do Distrito Federal.

Leia também: Goiás vai facilitar exploração de ferrovias pela iniciativa privada

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

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One thought on “Norte-Sul terá 2 mil quilômetros conectados pela primeira vez”

  1. CELSO FERNANDO DA ROCHA. disse:

    COM TANTO CRESCIMENTO NO SETOR FERROVIÁRIOS E NAO SE FALA EM POLICIA FERROVIÁRIA 144.3. DEIXAR AS FERROVIAS FEDERAIS NAS MÃOS DE PRIVADOS NINGUÉM VAI SABER O QUE ENTRA E SAI DO PAÍS.
    A SEGURANÇA PÚBLICA SEM A PFF É INCONSTITUCIONAL.