quarta-feira, 1 de maio de 2024
Popolare quer ser a maior de massas congeladas de Goiás

Popolare quer ser a maior de massas congeladas de Goiás

Com uma fábrica de massas e empório em Goiânia, a Popolare Massas e Empório se reestrutura para se tornar a maior indústria do ramo de Goiás.

4 de junho de 2023

Carina Popolare: “A Popolare produz cerca de 200 mil quilos de massas por mês”

A empresária e chef Carina Popolare está apostando todas as suas fichas no promissor mercado de massas congeladas. Afinal, trata-se de um negócio que herdou de seus pais, que vieram da Itália, e aprendeu a lidar desde os 13 anos de idade. Com uma fábrica de massas e empório, localizados no Setor Sul, em Goiânia, a Popolare Massas e Empório está se reestruturando para se tornar a maior indústria do ramo de Goiás.

Para isto, a chef Carina trabalha, diuturnamente, em busca de novas receitas para ampliar o seu mix de produtos. Hoje são 43 entre massas, molhos e sobremesas, vendidos no próprio empório para o consumidor final e distribuídos em restaurantes, buffets e hotéis. Também está no seu radar a abertura de lojas franqueadas nas principais cidades goianas e Brasília.

Há dois anos, Carina assumiu o comando do empreendimento, que existe em Goiânia há 29 anos, e diversificou a cartela de produtos e a clientela. A indústria, que tem nove colaboradores, fabrica pratos congelados típicos italianos, feitos de forma artesanal, sem conservantes. Caiu no gosto do público que busca comodidade e qualidade nas refeições, sobretudo durante e após a pandemia da Covid-19.

A empresária diz ao EMPREENDER EM GOIÁS (EG) que, de forma gradativa, ano a ano, o consumo de massa vem crescendo. “Até há pouco tempo, o goiano só sabia comer macarrão. Agora, ele aprendeu a saborear outros tipos de massas”, diz. A Popolare produz cerca de 200 mil quilos de massas por mês. O carro-chefe é o sfogliatti branco, que é um tipo de massa em formato de trouxinha recheado com quatro queijos.

Clientela

Na Popolare são comercializadas várias opções de massas congeladas, como ravioli, pappardelle, cappelletti, cannelloni, sfogliati e, claro, a lasanha. Aliás, que vem também recheada com berinjela ou abobrinha, outro produto preferido da clientela. Para acompanhar, cinco opções de molhos como sugo, bolonhesa, quatro queijos e funghi molho branco, além do tradicional doce italiano tiramisu.

A clientela da Popolare Massas e Empório é formada principalmente por pessoas com mais de 40 anos, normalmente mulheres casadas e com filhos crianças, de até 12 anos. O que reflete as tendências apontadas na pesquisa “Produtos congelados e prontos para o consumo: uma nova tendência alimentar”, e publicados pela Embrapa em um compilado de dados, em 2021.

O levantamento conta que o aumento no consumo de congelados se dá, muito fortemente, como resultado da participação das mulheres no mercado de trabalho. Que cresceu exponencialmente nos últimos 30 anos e impôs novas rotinas nos lares.

Mercado

Pesquisa do Sebrae, em 2020, mostra sob um contexto histórico, que a partir da década de 1980, os alimentos congelados passaram a ocupar espaço importante no cardápio dos brasileiros. Principalmente das classes média e alta. Os consumidores buscam praticidade e qualidade na alimentação.

O Brasil é o país com o maior número de consumidores de alimentos congelados da América Latina. A chef Carina Popolare diz que alia as receitas de família com outras adquiridas em cursos pelo Brasil e na Itália, e entrega um cardápio de comida italiana com massas e molhos congelados prontos. Ou que podem receber um toque final de cada um, para ir ao forno, fogão ou micro-ondas.

Leia também: Cachaçaria goiana lança o ´champanhe do cerrado´

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.