sábado, 27 de abril de 2024
Tropicale Nutri Fruit cresce com novos produtos

Tropicale Nutri Fruit cresce com novos produtos

Empresa criada em Pirenópolis se destaca no mercado brasileiro de frutas desidratadas com lançamento de novos produtos.

17 de junho de 2023

Luiz Fernando: “A consciência quanto à importância de hábitos e alimentos saudáveis tem aumentado”

A empresa goiana Tropicale Nutri Fruit nasceu em 2001 em Pirenópolis (GO), criada pelo biolólogo e empresário Luiz Fernando Carneiro. Inicialmente com o nome Estação Solar – Frutas Desidratadas. “Sempre valorizei a natureza e os benefícios que ela proporciona. Em 1999, conheci um hippie que desidratava frutas ao sol. Imediatamente percebi que havia ali uma oportunidade de negócio”, afirma ao EMPREENDER EM GOIÁS (EG). Seu feeling estava certo.

Dois anos depois, Luiz Fernando iniciou a produção. Hoje a indústria possui 20 pessoas em operação, com uma grande estrutura comercial no Brasil. Atualmente produz e comercializa castanhas e frutas desidratadas. “Em 2022, a Kernholz Participações S/A iniciou o processo de investimento e gestão, momento no qual reposicionamos a marca dando origem à Tropicale Nutri Fruit”, conta.

Em franco crescimento no mercado nacional, a Tropicale Nutri Fruit lançou novos produtos na Naturaltech – 17ª Ferira de Alimentação Saudável, Suplementos, Produtos Naturais e Saúde, realizada de 14 a 17 de junho no Anhembi, em São Paulo. São barras de frutas naturais e chocolate vegano que a empresa goiana desenvolveu para lançar na maior feira de produtos naturais da América Latina.

Para completar, para o segundo semestre há previsão de lançar três ou quatro linhas de produtos, entre eles, cookies e geleias com especiarias.

Início artesanal

No início, a produção era bem artesanal. “Pouco se conhecia sobre frutas desidratadas. Biólogo de formação, aprofundei no tema e iniciei a operação com desidratadores solares”, conta Luiz Fernando. Nessa época, as frutas desidratadas e seus benefícios tinham baixa difusão no mercado. Conforme o empresário, não havia máquinas adequadas e os meus primeiros equipamentos elétricos, foram feitos a partir do modelo da Embrapa, com lâmpadas. “Na época enfrentávamos muitos problemas com energia elétrica para a desidratação”, diz.

Hoje o setor de alimentos naturais está em franca expansão “A consciência quanto à importância de hábitos e alimentos saudáveis tem aumentado. O que eleva o nível de exigência por produtos cada vez mais rigorosos quanto à produção e à entrega dos benefícios. Isto nos coloca em uma posição privilegiada”, frisa Luiz Fernando.

Compromisso

Dessa forma, no site e nas redes sociais a empresa destaca seu compromisso com a entrega do que há de mais natural e saudável. “Compromisso que já é de anos firmado com os nossos clientes”, diz Luiz Fernando. Que inspeciona pessoalmente desde o fornecimento da matéria-prima até a entrega do produto ao mercado. “Essa atenção e o carinho com os nossos produtos se refletem na manutenção da qualidade. Que, por sua vez, garante a prosperidade por meio de clientes satisfeitos”, afirma.

A Tropicale também foi contemplada em um edital do Tecnova para produzir uma bebida fermentada, a partir de subprodutos das frutas usadas no processamento. “Desenvolvemos uma kombucha a partir do néctar do abacaxi, utilizando o conceito de economia circular com o reaproveitamento do que seria um subproduto da fruta”, relata o biólogo, enfatizando a prioridade para a promoção da vida saudável.

Leia também: Empresas goianas lançam produtos inovadores

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.