domingo, 28 de abril de 2024
Setor de serviços cresce mais de 10% em Goiás

Setor de serviços cresce mais de 10% em Goiás

Em relação a abril deste ano, setor goiano cresceu 5% em maio, a quarta maior alta do país, segundo o IBGE.

12 de julho de 2023

O volume de serviços em Goiás cresceu 5% em maio na comparação ao mês de abril último. Foi a quarta maior alta do país. Já em relação ao mesmo mês do ano passado, a alta foi ainda maior, chegando a 10,7%. Os dados, divulgados nesta quarta-feira (12/7), são doIBGE.

A alta no volume de serviços em maio (10,7%), na comparação com o mesmo mês de 2022, ocorreu em quatro das cinco atividades pesquisadas. São elas: Serviços de informação e comunicação (18%); Outros serviços (17,8%); Serviços auxiliares aos transportes e correios (7,8%) e Serviços Profissionais, administrativos e complementares (6,6%).

Em contrapartida, a atividade de Serviços prestados às famílias registrou queda de 2%, a terceira seguida, após ter recuado 8,3% em março e 6,6% em abril. Contudo, o acumulado no ano dessa atividade manteve-se positivo (2,9%), bem como o acumulado dos últimos 12 meses (4,7%).

Outra boa notícia é que o volume de atividades turísticas em Goiás alcançou a quarta alta no ano em cinco meses, crescendo 0,9% na série com ajuste sazonal. Na comparação com maio de 2022, o volume de serviços de turismo no Estado subiu 6,5%, também a quarta alta no ano. Assim, o turismo goiano acumula alta de 6,5% no ano e de 7,4% nos últimos 12 meses.

Brasil

No Brasil, o volume do setor de serviços cresceu bem mais do que o esperado em maio, com forte impulso do setor de transportes. No período, o volume de serviços cresceu 0,9%, recuperando-se da queda de 1,5% registrada em abril.

Em relação ao mesmo período do ano anterior, o volume de serviços avançou 4,7%, contra expectativa de taxa de 3,8%.Com esse resultado, o setor de serviços opera 11,5% acima do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020, e apenas 2,0% abaixo do ponto mais alto da série histórica, alcançado em dezembro do ano passado.

Saiba mais: Setor de serviços tem bom crescimento em Goiás

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.