sábado, 27 de abril de 2024
Produção industrial goiana continua empacada

Produção industrial goiana continua empacada

Resultado de maio evidencia novamente as dificuldades de recuperação da indústria goiana nos últimos meses.

13 de julho de 2023

A produção de ferroníquel e ferronióbio contribuiu para a produção industrial em Goiás não ter registrado resultado negativo em maio

A produção industrial goiana cresceu apenas 0,2% em maio deste ano, quando comparada ao mesmo mês do ano passado. Mas, registrou estabilidade (0,0%) em relação a abril último. As informações divulgadas nesta quinta-feira (13/7) são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os acumulados no ano e em 12 meses mantiveram-se negativos: -1,3% e -1,7%, respectivamente. O que evidencia as dificuldades de recuperação da indústria goiana nos últimos meses.

O pequeno crescimento da produção industrial goiana em maio aconteceu graças a metalurgia, com alta de 38,9% no mês. Com destaque para o aumento na produção de ferroníquel, ferronióbio e ouro em formas brutas para usos não monetários. Já a fabricação de celulose, papel e produtos de papel cresceu 10,3%. Puxada pela produção de fraldas descartáveis, papel higiênico e chapas de papelão ondulado ou corrugado.

A fabricação de produtos alimentícios cresceu 9,5%. Principalmente, em decorrência do aumento na produção de carnes de bovinos, leite condensado e carnes e miudezas de aves congeladas.

Quedas

Por outro lado, houve quedas na produção de coque, de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis (-5,9%), com redução na produção de álcool etílico, produtos químicos (-13,9%). Além de desodorantes corporais e antiperspirantes; fertilizantes químicos das fórmulas NPK, preparações capilares e cloretos de potássio, e na confecção de artigos do vestuário e acessórios (-42,6%), com queda na produção de todos os produtos investigados.

A produção industrial brasileira cresceu em 10 dos 15 locais investigados pelo IBGE. Já no acumulado em 12 meses, 10 dos 15 locais analisados mostraram resultados negativos. Na comparação com maio de 2022, a indústria nacional cresceu 1,9% e as taxas positivas foram verificadas em 12 dos 18 locais pesquisados.

Leia também: Governo promete R$ 106 bilhões para nova política industrial

Wanderley de Faria é jornalista especializado em Economia e Negócios, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA/FEA/USP - BM&FBovespa

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.