A previsão é da empresa goiana Voar Aviation, que comprou 70 veículos elétricos (eVTOLs) da fabricante de aeronaves Eve, da Embraer.
Goiânia terá os famosos “carros voadores” a partir de 2028. A previsão é da empresa goiana Voar Aviation, que comprou 70 veículos elétricos (eVTOLs) da fabricante de aeronaves Eve, controlada pela Embraer. São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina (Florianópolis e Balneário Camboriú) contarão com a operação dos evtols a partir de 2026. Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal e Ribeirão Preto serão as outras cidades que também receberão a novidade.
“Será implementada infraestrutura, vertiportos, recarga elétrica das aeronaves e hubs de manutenção em 29 cidades do país. Isto vai integrar as aeronaves ao espaço urbano e oferecer uma nova forma de deslocamento para as pessoas”, afirmou Alessandra Abrão, CEO da Voar Aviation. As principais áreas metropolitanas e destinos turísticos serão estruturados pela Voar. Que vai aproveitar sua expertise de mais de 35 anos no ramo da aviação e manutenção de aeronaves.
Alessandra Abrão destaca o papel dos eVTOLs nas baixas emissões de carbono, contribuindo para um transporte rápido e mais limpo e com menor impacto ambiental. “A inovação e o avanço tecnológico são pilares fundamentais para garantir a segurança das operações e a integração adequada com o sistema de tráfego aéreo”, destaca.
“Carro voador” é, na verdade, uma espécie de helicóptero mais confortável e que tem atraído várias empresas pelo mundo. O eVTOL é uma aeronave que faz menos barulho e usa mais hélices para voar. Deve contribuir com um futuro sem emissões de carbono em todo o setor de aviação”, diz.
O mercado de carros voadores, também chamado de drones de passageiros, tem potencial no mundo inteiro. Principalmente pela demanda de novos veículos para a mobilidade aérea urbana e maior segurança. A partir de 2026, esses equipamentos exercerão as atividades de táxi-aéreo nas grandes cidades.
A empresa goiana Voar Aviation tem uma frota diversificada para fretamentos executivos. Além de serviços de administração, manutenção e gerenciamento de aeronaves, transporte aeromédico, venda de peças e aeronaves. Possui 16 hangares nos principais aeroportos do país, 4 centros especializados de manutenção e uma base nos Estados Unidos. Atende 25% da frota de aeronaves executiva do Brasil e possui certificações internacionais de qualidade.
Saiba mais: Voar Aviation planeja operar com eVTLOs, “os carros voadores”
Chegou o futuro que imaginávamos, quando se fala em drones taxis ou ubber se fala em um marco entre o passado e o futuro, esperarmos que tenha segurança e não sobrecarregue o tráfego aéreo das grandes metrópoles.