domingo, 28 de abril de 2024
Governo lança segundo programa para startups goianas

Governo lança segundo programa para startups goianas

Programa de aceleração vai selecionar nesta primeira etapa 25 ideias ou projetos de negócios para acompanhamento durante 12 semanas.

12 de agosto de 2023

O governo de Goiás lançou o AceleraGO powered by InovAtiva, programa de aceleração de empresas voltado para ideias de novos negócios inovadores. Nesta primeira etapa, 25 ideias ou projetos de negócios inovadores serão selecionados, por edital, para acompanhamento durante 12 semanas.

Não é exigida participação acionária, já que o foco está em startups em processo de criação e que ainda não possuem um CNPJ. O programa é administrado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). As inscrições podem ser realizadas até o dia 6 de setembro no site www.inovacao.go.gov.br.

Os participantes receberão treinamento em empreendedorismo, orientação por mentores e convites para o evento de apresentação final (demoday). Com oportunidades de conexão com potenciais parceiros comerciais, investidores e clientes.

“O governo tem o papel de ajudar os empreendedores, principalmente no início, para dar aquele empurrão. Nós estamos com dois programas com editais abertos, o Madurar e o AceleraGO, criando uma jornada de formação de startups. Um vai dar mentorias para ideias inovadoras que podem virar negócios, e o outro vai pré-incubar startups iniciantes”, disse o secretário José Frederico Netto (Secti).

Programas

Lançado em 31 de julho, o Madurar é uma parceria do governo com o Porto Digital, que administra o HUB Goiás. Vai contemplar, no primeiro edital, 24 startups iniciantes. As inscrições estão abertas até 15 de setembro, pelo mesmo site. O programa vai desenvolver uma série de ações para os empreendimentos, como workshops temáticos sobre desenvolvimento de soluções e modelagem de negócios, mentorias personalizadas e atividades de diagnóstico e avaliação.

Já o AceleraGO é uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Sebrae e Fundação Certi. A iniciativa originou-se de discussões entre os membros do Pacto Goiás pela Inovação, do qual o governo faz parte, com o MDIC. O programa é conduzido em Goiás pela Fapeg com o respaldo e suporte do Hub InovAtiva. Que abriga uma série de ações e programas voltados para startups e ecossistemas empreendedores inovadores.

Leia também: HUB Goiás inicia suas atividades em Goiânia

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.