Distrito Agroindustrial de Senador Canedo tem mais de 40 indústrias e atração de novas empresas deve ser estimulada.
O município goiano de Senador Canedo tem o sexto maior polo de cosméticos do país, instalado em seu distrito agroindustrial. São cerca de 40 indústrias de diversos tamanhos, inclusive multinacionais da Europa e dos Estados Unidos. Apenas uma delas produz aproximadamente 450 milhões de produtos por ano, presentes em 70% das residências brasileiras.
Estes números obtidos pelo EMPREENDER EM GOIÁS (EG) têm como base o cruzamento entre os dados da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Goiás (Codego) e da prefeitura de Senador Canedo.
Secretário estadual de Indústria, Comércio e Turismo (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho observa que a vocação de Senador Canedo para receber indústrias de cosméticos foi notada há alguns anos. Principalmente, após a aquisição de empresas pela Hypermarcas. “São empresas que exigem mão de obra mais especializada no local de instalação, oferta de insumos e infraestrutura para atender os seus mercados”, explica.
Nesse cenário, Senador Canedo tem infraestrutura e empresas estratégicas, como de embalagens em PVC, sais e materiais básicos para a indústria de cosmetologia, como glicerina.
“Goiás é a bola da vez, especialmente pela logística”, diz Joel, observando que o e-commerce cresceu mais de 40% durante a pandemia, com as medidas de isolamento social, e se consolidou. O secretário lembra ainda que muitas das empresas de cosméticos não vendem diretamente para o comércio varejista e necessitam ainda mais dessa facilidade de chegar ao cliente por várias vias.
Os cosméticos serão o tema da rodada de negócios que a ApexBrasil promoverá em Goiás, nos dias 17 a 19 de outubro. De acordo com a SIC, compradores internacionais selecionados virão ao Brasil para se reunir com empresas do setor de cosméticos. “Eles estão interessados em produtos de qualidade para comercializarem em seus respectivos países. E Goiás tem muito a oferecer”, avalia Joel Sant’Anna.
As rodadas de negócios integram o programa Exporta Mais Brasil. Em outubro, o presidente da Apex, Jorge Viana, estará em Goiânia para participar do evento.
Leia também: LunaGreen conquista mercado de cosméticos