Nesse contexto dos primórdios do século passado, surge Pedro Ludovico Teixeira, expressão máxima do empreendedorismo em Goiás
Goiás foi marcado pela extração de ouro em boa parte do século XVIII e por uma agropecuária de subsistência, no século XIX. Essas atividades pouco prenderam o homem à terra, com raras cidades criadas. No início do século XX, com as novas dinâmicas locais, presentes principalmente no sul do território goiano, e com a chegada dos trilhos da estrada de ferro foram surgindo e ampliando cidades, com aumento populacional ditando um novo ritmo econômico, social e político em Goiás. Nesse contexto dos primórdios do século passado, surge Pedro Ludovico Teixeira, expressão máxima do empreendedorismo em Goiás.
Empreendedor é uma pessoa corajosa, inovadora, que pensa “fora da caixa”, destemida e conhecedora dos riscos que corre. Pedro Ludovico sempre reuniu essas qualidades, seja como médico, como político e gestor público, onde sua obra empreendedora máxima foi a construção de Goiânia e a sua transferência como capital de Goiás. Goiânia estabeleceu um novo marco regional, significando o moderno, o novo, em contraponto a um passado atrelado ao atraso, ao coronelismo à época vigente.
Agora, Goiânia, com os seus 90 anos de existência, devemos render homenagens a todos aqueles que acreditam em nossa capital, empreendendo na mesma e gerando um desenvolvimento sustentável. Não se pode esquecer do efeito positivo que ela promove em sua Região Metropolitana, onde Aparecida de Goiânia é um exemplo vigoroso. Que Pedro Ludovico sirva de inspiração a todos que acreditam em Goiânia e em Aparecida de Goiânia.
Paulo Borges Campos Jr é economista e Doutor pela UFG e secretário Executivo de Economia e Parcerias da Secretaria da Fazenda de Aparecida de Goiânia.
EXCELENTE TEXTO, É COMO ASSISTIR A HISTORIA DE GOIANIA deSDE O COMEÇO AOS TEMPOS ATUAIS
Ótimo texto, Pedro
Ludovico e os pioneiros foram audaciosos, os que foram contra a mudança da Capital só colocaram pedras no caminho por interesses próprios e quando viram a nova capital romper as barreiras do atraso, vieram para Goiânia e até hoje seus herdeiros de “interesses” não creditam a Dr Pedro e pioneiros o crédito do absoluto sucesso e acerto, embora Goiânia seja essa cidade progressista