Com mais de 2 mil clientes no Brasil, consultoria Mapah adota modelo aberto de gestão empresarial e participação em resultados.
A Mapah – Consultoria, Auditoria e Contabilidade é uma empresa goiana que se consolidou e se destacou em sua área de atuação. Principalmente com investimentos constantes em tecnologia e em seu capital humano. Com mais de 2 mil clientes em todo o país e cerca de 500 colaboradores, os sócios estimulam os funcionários a ascenderem em suas carreiras com capacitações constantes. No mínimo, 5% do tempo deles no trabalho são dedicados a treinamento e desenvolvimento. Além de chances reais de galgarem degraus mais altos.
Foi assim com Manoel Estevam de Farias Filho, que entrou na Mapah oito meses depois de sua fundação, em novembro de 2000, como estagiário e trainee, depois de concluir o curso de contabilidade. Hoje ele é sócio-diretor. “Há empresas nessa área cuja identidade está associada à pessoa do dono. No nosso caso, não há uma figura central. Pensamos em sucessão, cada colaborador é um sócio em potencial”, explicou ao EMPREENDER EM GOIÁS.
Nesse sentido, um dos estímulos para o alcance de metas e a constante e necessária atualização diante de tecnologias que avançam em uma velocidade impressionante é a participação nos resultados da empresa. A cada trimestre, os sócios distribuem 15% do lucro líquido entre os colaboradores, condicionada a distribuição ao alcance de metas e resultados, com métricas objetivas.
Hoje a Mapah tem unidades em Goiânia, Anápolis, Vitória (ES), São Luís (MA) e Aracruz (ES). Também está presente em outras localidades, sem escritório físico. Atende clientes de todos os tamanhos. “Temos desde pequenos até clientes internacionais e multinacionais”, diz Manoel Estevam. Também não há um nicho. O grupo oferece assessoria nas áreas contábil, tributária, trabalhista e previdenciária e, entre os clientes, estão marcas como JC Distribuidora, Novo Mundo, AgroGalaxy (que adquiriu a Rural Brasil), Tropical Imóveis e Unimed.
Quando foi fundada, em março de 2000, a Mapah era mais voltada para a auditoria. No entanto, hoje cerca de 60% de suas operações são na área de contabilidade. Manoel Estevam destaca as alterações profundas que a contabilidade sofreu, principalmente a partir de 2007, com a convergência às normas internacionais.
“Até então, a contabilidade buscava apenas atender o fisco. Mas passou a ser uma ferramenta indispensável para a tomada de decisões. Por exemplo, para mudança de foco, estratégias, o que não acontecia antes”, compara. A empresa desenvolveu seu próprio sistema de monitoramento, o Argus (nome emprestado da mitologia, que designa o gigante com o corpo coberto por 100 olhos) e está sempre atenta às evoluções tecnológicas.
Graças aos esforços para acompanhar a evolução da ciência (não só da contabilidade) e da tecnologia, o sócio acredita que a Mapah conseguiu ter um crescimento sustentado. “Praticamente não temos área comercial”, cita. Ele frisa que a maioria dos clientes chega por indicação. “Somos uma empresa goiana que cresceu e está hoje nos grandes centros e em todo o país, a partir de Goiânia”, enfatiza. Atualmente, a Mapah tem 12 sócios, dos quais apenas três não vieram das “categorias de base”. Deles, quatro são sócios principais.