terça-feira, 30 de abril de 2024
Brasileiro fica mais estressado durante as férias

Brasileiro fica mais estressado durante as férias

Estudo revelou que nem durante as férias o brasileiro consegue relaxar: 61% afirmaram que o celular desligado causa mais stress e ansiedade.

6 de novembro de 2023

Desde que os celulares se tornaram item indispensável para a vida das pessoas que a palavra “desconectar” praticamente caiu em desuso. Estudo encomendado pela Priority Pass e executado pela Dynata revelou que nem durante as férias o brasileiro consegue relaxar. Pelo contrário: 61% dos entrevistados revelaram que o celular desligado provoca mais stress e ansiedade o que torna muito mais complicado conseguir relaxar durante as férias.

Essas respostas mostram que o FOSO, uma sigla em inglês para Fear of Switching Off que, em bom português quer dizer medo de se desconectar, está cada vez mais comum entre os brasileiros. Entre as preocupações mais latentes das pessoas está o medo de perder mensagens importantes, principalmente sobre o trabalho. A situação se agrava quando se analisa o perfil dos empreendedores.

Quem ainda acredita que o empreendedorismo permite mais flexibilidade de agenda e facilidade para se desconectar dos negócios vai se surpreender com o resultado dessa pesquisa. Mostra que, de todos os entrevistados que se declararam empresários, 41% acredita ser praticamente impossível se desconectar por mais de meia hora dos seus telefones e se mantém ativos em todo o período de viagem.

“Todos nós sabemos que poder se desligar e fugir do estresse do dia a dia é mais importante do que nunca. É por isso que muitos recorrem a viagens. Entretanto, de acordo com a nossa pesquisa, o FOSO é algo muito real”, disse Christopher Evans, CEO da Collinson International.

Estabilidade

Em contrapartida, a pesquisa mostra que a estabilidade de um emprego permite que a pessoa se desconecte com mais facilidade. Do total das entrevistadas, 26% das pessoas empregadas acha muito fácil se desconectar de assuntos de trabalho durante as férias. Além disso, 48% optam por desconectar e-mails e aplicativos de mensagens relacionadas a trabalho durante os períodos fora do escritório.

Em relação ao período de férias, cerca de 20% dos entrevistados acreditam que precisa de três a quatro semanas para se sentirem plenamente relaxados. Em comparação, apenas 10% dos estrangeiros apontam o mesmo período como ideal. Para a maioria dos estrangeiros no máximo duas semanas é o tempo ideal para o afastamento do trabalho.

Para 38% dos brasileiros entrevistados, quando o objetivo é relaxar, o destino precisa ter praia. Em contrapartida, 34% dos estrangeiros entrevistados apontaram praias como locais relaxantes. Para 38% dos brasileiros as férias começam na escolha pelo local. E 81% destes acreditam que a viagem começa nos aeroportos. Que essa experiência é fundamental para ajudar no processo de desconexão, quando a pessoa realmente entende que o momento de relaxamento finalmente chegou.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.