segunda-feira, 29 de abril de 2024
Maioria não compra produtos de marcas que não investem em ESG

Maioria não compra produtos de marcas que não investem em ESG

Pesquisa mostra ainda que as pessoas estão atentas às marcas que se dizem sustentáveis, mas não são

21 de novembro de 2023

Mais da metade da população já deixa de consumir produtos de uma marca que não investe em sustentabilidade, ou que têm práticas vistas como nocivas ao meio ambiente e à sociedade. É o que revela o Índice do Setor de Sustentabilidade 2023 da Kantar.

Ou seja, a preocupação das marcas com as questões ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês) tornou-se um fator determinante na decisão de consumo.

A pesquisa, que chega à sua terceira edição, mapeou a percepção dos consumidores sobre as pautas ESG e o seu impacto nas decisões de consumo. O estudo analisou dados de 26 mil consumidores em relação a 43 setores da economia, nos 33 países em que a Kantar está presente.

No Brasil, foram ouvidas mil pessoas, das quais 56% disseram ter parado de adquirir produtos e serviços de empresas que não investem em sustentabilidade ou impactam o planeta. Mais: 63% disseram procurar marcas com um histórico ativo de ações pró ESG.

Enganosas

De acordo com a diretora da divisão de mídia e digital da Kantar, Maura Coracini, os resultados da pesquisa demonstram a urgência de as marcas se posicionarem e divulgarem suas ações em relação à sustentabilidade do planeta. 

Além de basear o seu consumo por questões ESG, as pessoas estão atentas às marcas que praticam o greenwashing, termo em inglês que designa ações das companhias que se dizem sustentáveis, mas não são. 

De acordo com o índice, mais da metade dos entrevistados vê as ações de ESG das empresas como enganosas. “Mais do que só comunicar sobre ESG, é preciso que isso seja o norte e o DNA da marca”, avalia a diretora da Kantar. “A melhor forma de se conectar com o consumidor é com a educação, é uma grande oportunidade de negócios para as marcas.”  

Pelo levantamento global, os setores de social media (60%), carne e produtos à base de carne (58%) e roupas e calçados (57%) são os com as piores práticas em relação à divulgação de informações desonestas ou incorretas sobre as suas ações na pauta ESG.  

Já para 65% dos brasileiros ouvidos na pesquisa, no topo do ranking de piores práticas estão os setores de carnes e produtos à base de carne, skin care, fast food e restaurantes.

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