Mais da metade da população já deixa de consumir produtos de uma marca que não investe em sustentabilidade, ou que têm práticas vistas como nocivas ao meio ambiente e à sociedade. É o que revela o Índice do Setor de Sustentabilidade 2023 da Kantar.
Ou seja, a preocupação das marcas com as questões ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês) tornou-se um fator determinante na decisão de consumo.
A pesquisa, que chega à sua terceira edição, mapeou a percepção dos consumidores sobre as pautas ESG e o seu impacto nas decisões de consumo. O estudo analisou dados de 26 mil consumidores em relação a 43 setores da economia, nos 33 países em que a Kantar está presente.
No Brasil, foram ouvidas mil pessoas, das quais 56% disseram ter parado de adquirir produtos e serviços de empresas que não investem em sustentabilidade ou impactam o planeta. Mais: 63% disseram procurar marcas com um histórico ativo de ações pró ESG.
Enganosas
De acordo com a diretora da divisão de mídia e digital da Kantar, Maura Coracini, os resultados da pesquisa demonstram a urgência de as marcas se posicionarem e divulgarem suas ações em relação à sustentabilidade do planeta.
Além de basear o seu consumo por questões ESG, as pessoas estão atentas às marcas que praticam o “greenwashing”, termo em inglês que designa ações das companhias que se dizem sustentáveis, mas não são.
De acordo com o índice, mais da metade dos entrevistados vê as ações de ESG das empresas como enganosas. “Mais do que só comunicar sobre ESG, é preciso que isso seja o norte e o DNA da marca”, avalia a diretora da Kantar. “A melhor forma de se conectar com o consumidor é com a educação, é uma grande oportunidade de negócios para as marcas.”
Pelo levantamento global, os setores de social media (60%), carne e produtos à base de carne (58%) e roupas e calçados (57%) são os com as piores práticas em relação à divulgação de informações desonestas ou incorretas sobre as suas ações na pauta ESG.
Já para 65% dos brasileiros ouvidos na pesquisa, no topo do ranking de piores práticas estão os setores de carnes e produtos à base de carne, skin care, fast food e restaurantes.