terça-feira, 30 de abril de 2024
PIB goiano cresce o dobro da média nacional

PIB goiano cresce o dobro da média nacional

Economia goiana cresce 6% em setembro, o segundo melhor índice de Atividade Econômica (IBCR) do país, considerado uma prévia do PIB do IBGE.

27 de novembro de 2023

A economia de Goiás cresceu 6,04% em setembro deste ano. Segundo o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB). Os dados do mês colocam o estado na segunda posição nacional, ficando atrás apenas do Paraná. Goiás também superou a média brasileira (2,8%).

A análise do Banco Central, com base em informações do IBGE, aponta que no acumulado dos últimos 12 meses a economia em Goiás cresceu 4,3%. Com isso, fica em terceiro lugar entre os demais estados. O índice do país foi de 2,5%.

Na variação interanual, comparação entre setembro deste ano com o mesmo mês de 2022, o estado obteve crescimento de 3,2%, ocupando a 5ª posição no ranking nacional. Neste mesmo indicador, o crescimento no Brasil foi de apenas 0,3%.

Os dados do Banco Central confirmam pesquisas internas do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB).

“O resultado do IBCR segue surpreendendo. O crescimento acumulado superior a 6% se soma os recordes de ocupação e evolução da renda do trabalho, registrados na pesquisa do IBGE. Os cenários mais otimistas para o fechamento da atividade econômica de Goiás vêm ganhando forma”, enfatiza o diretor-executivo do IMB, Erik Figueiredo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.