Ranking da Urban System aponta os municípios goianos que se destacam como os melhores para fazer negócios no Brasil. Confira.
Goiânia e Rio Verde são os destaques goianos no ranking Melhores Cidades para fazer Negócios 2023, da consultoria Urban Systems em parceria com a revista Exame, divulgado nesta sexta-feira (8/12). A capital se manteve em 6º lugar entre as melhores cidades para fazer negócios no setor imobiliário. O número de empresas cresceu 8,8% no setor da construção civil e apresentou saldo de 47 mil empregos.
Goiânia conta ainda com demanda para 58 mil novos domicílios nos próximos cinco anos, sendo 41% deles para famílias com renda a partir de R$ 4 mil.
Já Rio Verde foi o 4º melhor para fazer negócios no setor do agronegócio. No ano passado, tinha sido o primeiro. Mas, este ano, perdeu para Barreiras, município localizado no Oeste da Bahia, que se consolida como um polo de comércio, serviços e moradia em meio ao forte crescimento da produção de algodão e soja.
A notícia ruim foi a ausência das cidades goianas na relação das melhores no setor industrial. Em 2022, Catalão tinha sido eleita a 5ª melhor cidade para fazer negócios na indústria.
Chamam atenção também a ausência e a queda de posição de muitas cidades goianas no ranking nos sete eixos econômicos pesquisados: agropecuária, comércio, serviços, indústria, mercado imobiliário, educação e saúde (abaixo, veja a posição dos municípios goianos que foram eleitos no ranking).
O estudo levou em conta 319 cidades, que são todos os municípios do Brasil com mais de 100.000 habitantes. Vivem neles 115,6 milhões de pessoas. Neste ano, a décima edição do ranking traz duas novidades importantes. Uma delas é a criação da categoria saúde, setor que vem aumentando sua participação na economia do país. A outra novidade é que a pesquisa foi feita com base em dados mais atualizados sobre população, já com base no Censo de 2022.
Agronegócio
Imobiliário
Comércio
Serviços
Educação
Saúde
Fonte: Urban Systems e Revista Exame