segunda-feira, 29 de abril de 2024
Nova região turística: Encantos do Planalto Central

Nova região turística: Encantos do Planalto Central

Polo turístico reúne oito municípios: Abadiânia, Alexânia, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo e Planaltina.

9 de dezembro de 2023

Goiás ganhou uma nova região turística: Encantos do Planalto Central. O anúncio do governo de Goiás nesta sexta-feira (8/12) inclui como a 12ª região no Mapa do Turismo. Que reúne oito municípios próximos ao Distrito Federal: Abadiânia, Alexânia, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo e Planaltina.

O território abriga diversos atrativos naturais e culturais. Como a maior praia artificial da América do Sul, no lago Corumbá IV e o maior clube de pesca esportiva do país. Além da única propriedade rural do ex-presidente Juscelino Kubitschek, em Luziânia.

Também abriga o maior domo de cristal lemuriano do planeta, em Cristalina. Lá está a maior cachoeira acessível do país, com 168 metros (Salto do Itiquira), em Formosa. Além da capital do artesanato goiano, em Olhos D’Água, distrito de Alexânia. Sem falar nos vários hotéis fazenda e farta gastronomia regional.

Nova imagem

Segundo o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, a iniciativa traz uma nova imagem para a chamada “região do Entorno”. “Através do turismo, podemos divulgar as belezas, o que esses municípios têm de melhor e, com o fomento à atividade e promoção turística”, disse.

Com a criação da Região Encantos do Planalto Central, Goiás passa a contar com 12 regiões turísticas. A Goiás Turismo e os municípios optaram, também, por alterar os nomes de duas regiões.

O Mapa do Turismo de Goiás será composto agora pelas regiões: Chapada dos Veadeiros, Chapada das Emas, Estrada de Ferro, Águas Quentes, Lagos do Paranaíba, Negócios e Tradições, Pegadas no Cerrado, Vale da Serra da Mesa, Vale do Araguaia, Terra Ronca (antiga Águas e Cavernas do Cerrado), do Ouro (antiga Ouro e Cristais) e Encantos do Planalto Central.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.