domingo, 28 de abril de 2024
Setor de serviços cresce 4,8% no Estado

Setor de serviços cresce 4,8% no Estado

Aumento foi puxado mais uma vez pelo setor de transportes, serviços auxiliares e correio, além do segmento de informação e comunicação.

13 de dezembro de 2023

O volume do setor de serviços em Goiás cresceu 4,8% em outubro último quando comparado ao mesmo mês do ano passado. Mas, registrou queda de 0,2% em relação ao mês de setembro deste ano, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira (13/12) pelo IBGE.

A alta de 4,8% foi puxada novamente pelo setor de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (10,7%) e pelos serviços de informação e comunicação (11,6%). Ambos apresentam acumulados positivos em 2023, com variações de 11,3% e de 11,2%, respectivamente. O acumulado de janeiro a outubro é de 7,2%.

Em contrapartida, os outros serviços (-14,1%), os serviços profissionais, administrativos e complementares (-5,5%) e os serviços prestados às famílias (-1,8%) apresentaram novas quedas em outubro, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. Desses, apenas o penúltimo tem acumulado negativo em 2023 (-1,8%) até o momento. Os serviços prestados às famílias apresentaram acumulado estável de janeiro a outubro.

Turismo

O volume de atividades turísticas em Goiás ficou estável em relação a setembro de 2023, que havia registrado queda após ter atingido a terceira maior alta entre os locais pesquisados do país em agosto, na série com ajuste sazonal. Na comparação com outubro de 2022, o volume de serviços de turismo em Goiás caiu 0,7%, a quarta queda no ano, após duas altas consecutivas. Assim, o turismo goiano acumula alta de 2,8% no ano e de 2,4% nos últimos 12 meses.

Leia também: Impostos sobre serviços podem aumentar até 180%

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Não será publicado.